O Estudo da Filosofia e o Desenvolvimento Social Humano Através da História
Por: veraquetheman • 10/10/2018 • Trabalho acadêmico • 4.652 Palavras (19 Páginas) • 279 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O estudo da Filosofia e o desenvolvimento social humano através da História
VERA LÚCIA QUETHEMAN RA: 5560123534
Relatório final da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina “Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social I”, entregue como requisito para conclusão da disciplina sob orientação do professor-tutor à distância Rafael Aroni.
POLO PASSO FUNDO/RS
2012
SUMÁRIO
- Introdução ....................................................................................................................03
- A Filosofia, o mundo e a realidade.............................................................................. 04
- As práticas sociais e as concepções filosóficas........................................................... 06
- Fome de que?................................................................................................................08
- A mulher no contexto histórico....................................................................................10
- A maior riqueza do homem é sua incompletude...........................................................13
- A situação política, econômica e social e os meios de informação .............................15
- Trabalho em Equipe......................................................................................................17
- Considerações finais.................................................................................................... 19
- Bibliografia .................................................................................................................20
Introdução
O presente documento tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, atendendo os quesitos pré-estabelecidos na Atividade Prática Supervisionada – ATPS, da disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social e visa aprimorar o conhecimento de cada integrante do grupo, através de pesquisa, leitura de textos complementares e discussões em grupo, contextualizando os assuntos estudados com temas atuais, auxiliando assim o entendimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, através das tele aulas e do caderno de atividades.
1- 1º texto da etapa 01:
- A Filosofia, o mundo e a realidade.
Ao realizar essa atividade foi possível confrontar diferentes opiniões, visando compreender o mundo, a realidade e o ser humano, relacionando-os com os conceitos filosóficos, com a finalidade de diagnosticar o nível de conhecimento dos membros do grupo de estudo. O primeiro passo foi responder os questionamentos de forma individual, e depois comparar as respostas, buscando encontrar pontos comuns a todos e polemizar opiniões diferenciadas.
As discussões permitiram analisar respostas sobre o mesmo questionamento, porém formuladas por outras pessoas. Mesmo com características individuais no processo de formulação das respostas, foi possível chegar a pontos comuns a todos. O entendimento de mundo, realidade, ser humano, cidadão e vida em sociedade ficou caracterizado da seguinte forma ao final da discussão:
* Mundo é representação de tudo o que nos cerca, a maneira como cada um percebe o que julga conhecer. Cada pessoa vê o mundo de uma maneira própria. O mundo existe independente de nós. Realidade é a forma de ver ou interpretar o mundo. É a maneira com que eu influencio ou sou influenciado pelo mundo.
* O ser humano é um ser que tem a capacidade de interpretar, inventar, perceber, e aprender com tudo que esta ao seu redor. O ser humano é caracterizado pela sua capacidade de pensar, ter liberdade para agir e ser responsável pelo que pensa e o que cria.
Viver em sociedade é viver de maneira organizada em comunidades, onde as relações entre as pessoas são necessárias para a sobrevivência do todo. O objetivo da vida em sociedade é garantir as condições de vida social, da convivência e o bem comum, auxiliando no desenvolvimento da personalidade humana.
Conhecimento é a maneira que cada um tem de assimilar ideias e informações e depende da quantidade de informações recebidas. É a busca pela realidade através de informações com a finalidade de conhecer as verdades, relativas ou absolutas, limitadas ou ilimitadas.
Ser cidadão é ter direitos e deveres. É saber viver lado a lado com outros indivíduos, em estado de liberdade, com respeito, exercendo deveres e direitos, participando de todas as decisões da sociedade de maneira democrática. Ser cidadão é ser pessoa.
Cidadania é um conjunto valores, de direitos e deveres civis, políticos e sociais que regulamentam o modo de viver em sociedade. Exercer cidadania é lutar todos os direitos coletivos sem esquecer-se de seguir as normas. Então cidadania é o compromisso com a boa qualidade de vida. A condição de vida determina a nossa condição de cidadão.
Inúmeros fatores determinam o nível de qualidade de vida das pessoas e entre elas destacamos a saúde, pois analisando moradores de periferias, o índice de doenças causadas pela falta de acesso a saneamento básico, tratamento de água e esgoto ou condições básicas de higiene é bem maior do que em cidadão que as possuem. Neste aspecto encontra-se incluída a questão da educação. Indivíduos com nível de educação inferior possuem menos informações, o que dificulta a luta por direitos básicos.
Ao debater sobre a relação entre o cidadão, cidadania e qualidade de vida, contextualizamos com o nosso posicionamento como cidadãos e de que forma podemos interferir na sociedade através do nosso conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade e lutando pela igualdade, contra injustiças e preconceitos.
Atualmente uma forma crescente de preconceito e discriminação se manifesta em relação ao estilo de vida das pessoas. Nem todos estão abertos a diversidade e é muito comum discriminar as pessoas pela aparência ou pela forma de agir das pessoas. Todas as pessoas devem ser respeitadas nas individualidades e serem tratadas com a mesma consideração e respeito, desde que suas escolhas não interfiram na vida dos demais. E não devemos esquecer que meus direitos terminam onde começam os direitos dos outros.
...