O Idoso E Os Grupos De Convivência
Dissertações: O Idoso E Os Grupos De Convivência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirtes • 5/5/2013 • 427 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
Tendo por vista a satisfação dos participantes do grupo de Convivência da Terceira Idade acredito que os objetivos propostos pelo projeto forma atingidos e atendeu a missão do CRAS em fortalecer os vínculos familiares e comunitários, bem como promover a autonomia e emancipação dos usuários.
Sendo o CRAS um programa de atenção básica o mesmo atua no acompanhamento e atendimento as famílias e indivíduos em garantia dos seus direitos, contribuindo para prevenção dos riscos sociais e vulnerabilidade.
Por certo viabilizando atender os objetivos foi realizados busca ativa, palestras sobre os direitos dos idosos, roda de conversa sobre temas atuais, assim como sobre doenças crônicas e degenerativas além da escuta, acolhimento e encaminhamento para os serviços de alta complexidade.
Na perspectiva de avaliar os resultados esperados do projeto “De bem com a vida na Terceira Idade” foi realizada uma entrevista grupal semi estruturada aos participantes a fim de averiguar se o projeto favoreceu para sua qualidade de vida, como se estavam satisfeitos com as atividades desenvolvidas.
Assim sendo os participantes relataram que estavam satisfeitos e que iriam continuar participando dos encontros. Diante do relato alguns idosos, e da participação dos mesmos no desenvolver do projeto pressupõe que tivemos alguns resultados de imediato como o número de participantes aumentou e a assiduidade prevaleceu, no entanto mais resultados teremos ao longo prazo.
Porquanto o processo de estágio muito contribuiu para minha formação acadêmica e profissional, pois o contato direto e efetivo com a política desenvolvida pelo CRAS veio complementar meus conhecimentos a cerca do exercício e prática do serviço social.
No período de estágio forma realizadas diversas atividades que me propuseram este conhecimento, tendo em vista a realização de busca ativa, a acolhida aos usuários, à visita domiciliar, o desenvolver de um parecer social, e toda a metodologia utilizada pelos profissionais para atender a população.
E neste processo percebi a importância do trabalho em rede, haja vista no CRAS é o serviço de atenção básica com o objetivo de prevenção a situação de risco e vulnerabilidade social. Desta forma em muitos casos a necessidade do encaminhamento, para os demais programas e projetos realizados no município.
Outrora este estágio me proporcionou a realização de um diagnóstico social, bem como a realização de um projeto de intervenção e execução do mesmo.
Este que foi um dos momentos mais gratificante, uma vez que realizei a prática do profissional do serviço com o grupo de Convivência da Terceira Idade. Logo concretizei a ação dos conhecimentos sobre a teoria e pratica do serviço social. Respeitando assim o código de ética e o projeto ético- político do serviço social.
...