O PAPEL DO RH NO APOIO A INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE
Por: Jose Geraldo Benta Junior • 24/3/2022 • Trabalho acadêmico • 3.007 Palavras (13 Páginas) • 783 Visualizações
O PAPEL DO RH NO APOIO A INOVAÇÃO E A CRIATIVIDADE
José Geraldo Benta Junior
Jussara Aparecida Estrizer
Mª Adeline Bueno Ferraz
Merilei Maciel Remeyka
Tutor externo: Arlindo Morato
RESUMO
Este trabalho analisa a utilização da criatividade no ambiente de trabalho, destacando nos dias atuais o papel do RH no apoio a inovação que vem tomando cada vez mais espaço dentro das organizações, pois com grandes mudanças tecnológicas e comerciais, vem sendo um grande desafio criar novos planejamentos estratégicos, com a evolução do trabalho passou a ser fundamental a busca de novas estratégias, investindo nas empresas programas como reengenharia entre outros.
Palavnras-chave: ...................... . ......................... . ..................//São três palavras que destacam no trabalho, com a primeira letra em Maiúscula e seguido de ponto.
1. INTRODUÇÃO
Os recursos humanos, há alguns anos atrás era apenas um exemplo de recursos fáceis, tão comum de se encontrar nas portarias das fabricas e construções era suficiente para as necessidades das organizações, não se fazia muitos investimentos na área. Os executivos de Recursos Humanos eram apenas solicitados para cuidar de problemas simples como algumas necessidades das organizações.
Com os rápidos avanços tecnológicos, em tempos de mudanças, cultural mudanças de nós mesmos, o mercado de trabalho foi se tornando mais exigente se colocando em situação de intensa oferta, essas mudanças tiveram evolução lenta pois a indústria apenas tinha a preocupação com a gestão de custo de produção, isso fez com que os gestores organizacionais procurassem a executar suas funções mais rapidamente para obter resultados.
Então fez com que os profissionais de recursos humanos que eram pouco habituados a se tornar voltado aos meios de atender e encontrar soluções para desenvolver os recursos disponíveis para adequá-los à tecnologia em desenvolvimento e encontrar condições para a organização
Foi necessário considerar a qualidade de vida das pessoas que trabalham nas organizações e os objetivos organizacionais selecionar, treinar, motivar os colaboradores, e dar suporte também aos objetivos organizacionais, sendo necessário controlar os custos de mão-de-obra, a produtividade e as reivindicações sindicais, trazendo novos desafios diante das mudanças tanto industrias como tecnológicas.
2. O PAPEL DO RH NA CRIATIVIDADE
O papel do RH diante a situação atual é desafiador porque exige que se entenda mais e melhor das pessoas, e também das mudanças que vem ocorrendo nas organizações isso exige ser um aliado a organização. Podemos então definir técnicas de relações humanas como o conjunto de orientações, baseados principalmente na Sociologia e na Psicologia obtendo a motivação no trabalho e o desenvolvimento organizacional.
O órgão de recursos humanos tem atuação fundamental para dar apoio a empresa montar programas para avaliação, capacitação e aperfeiçoamento de pessoas, especialmente no preparo daqueles de alto potencial, pois selecionar, formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para trabalhar numa empresa como uma verdadeira equipe, com objetivos definidos, fazendo com que cada membro conheça seu papel.
Além de trazer inovações estratégicas para alcançar os resultados desejados dentro de uma organização também, solucionar os problemas resultantes das falhas na administração de pessoas que com grandes mudanças e a pressão no trabalho colaboradores podem se sentir mais desmotivados, o papel do rh é contribuir para o bem estar de todos, diante dessas transformações.
2.1 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO
As empresas precisam investir mais em recursos humanos, pois o sucesso de uma organização depende da competência e da motivação dos empregados de quem é admitido e de quem é demitido, portanto uns dos aspectos mais importantes para se alcançar resultados positivos é admitir as pessoas certas no momento certo a fim de formar a equipe de que a empresa necessita, está ai uma das grandes importâncias do papel de RH.
Em uma empresa média ou pequena, os administradores precisam de um sistema de referencia que os oriente para a tomada de decisões. Por isso as grandes empresas determinam os seus objetivos principais e suas políticas, que devem orientar suas decisões para o cumprimento daqueles objetivos, os planos de recursos humanos devem estar ligados com os planos estratégicos da empresa, devem ser claras para os administradores seguindo algumas politicas.
As políticas indicam os meios de forma desejada para atingir os objetivos principais, se bem estabelecidas e executadas, mostrando as decisões mais importantes e a formulação e das normas, alguns exemplos de políticas.
Exemplos de políticas de recursos humanos
- Pagar salários que se comparem favorável com os oferecidos pelas outras empresas;
- Aceitar discutir com os empregados as condições de trabalho;
- Manter um clima de confiança, amizade e harmonia no trabalho, com adequada segurança com oportunidades para todos sem distinção de etnia ou nacionalidade.
O órgão de recursos humanos deve orientar e apoiar os gerentes e prestar serviços, a ele cabe não só o apoio, a orientação, como também sensibilizar os gerentes para a importância da equipe nos resultados. Deve ainda zelar pelo tratamento ético e justo de cada pessoa dentro de uma organização, orientando nos assuntos relacionados a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
...