O RELATÓRIO DE PESQUISA
Por: Mauraz • 26/6/2016 • Relatório de pesquisa • 4.133 Palavras (17 Páginas) • 170 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD
Maura N.Pereira Zimmermann
[pic 1]
Relatório de Pesquisa
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Pesquisa em Serviço Social II
Professor (a) Regente da Disciplina: Michelle Bertoglio Clos
Professor (a) Tutor (a) Virtual: Daniela A. Ortácio
Professor (a) Tutor (a) Presencial: Kamile Sauthier
Canoas
2016
Resultado da Pesquisa realizada com adolescentes vinculados ao LAR COLMÉIA no município de Campo Bom tendo como tema:
O mercado de trabalho e os adolescentes institucionalizados
Acadêmica: Maura N.Pereira Zimmermann
Curso de Serviço Social
Polo de Novo Hamburgo – RS
6º semestre
Abril de 2016 à Junho de 2016
INDICE:
1 - Siglas .............................................................................................................4 2 - Apresentação..................................................................................................5
3 - Descrição do trabalho executado...................................................................8
4 - Análise e interpretação dos dados ..............................................................13
5 - Conclusões .................................................................................................15
6 - Bibliografia ..................................................................................................17
7 - Anexos ........................................................................................................19
8 - Assinatura do responsável pela pesquisa ..................................................22
- SIGLAS:
ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente
CNAS-Conselho Nacional de Assistência Social
CONANDA- Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
SUAS- Sistema Único de Assistência Social
SIABRIGOS- Sistema de Informações Sobre a Criança e adolescente em Abrigo
PNAD- Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
CLT- Consolidação das Leis do Trabalho
SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
PCDs-Pessoas Com Deficiência
PSDs- Pessoas Sem Deficiência
TIP- Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil
- APRESENTAÇÃO
Este Relatório traz inicialmente uma breve descrição do “Lar Colméia”, organização cujo estágio obrigatório está sendo realizado. Em seguida, serão presentadas as propostas conforme sugere o projeto de pesquisa realizado no período de abril a junho de 2016, no estágio l da acadêmica em Serviço Social.
O campo de estágio e, consequentemente, do projeto de pesquisa, trata-se da Associação Cristã Pró-Menor – “Lar Colméia” que é uma Organização não governamental, entidade civil de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, localizada no município de Campo Bom-RS.
O “Lar Colméia” funciona no Sistema de Casas-Lares, acolhendo crianças com idade entre 0 (zero) e 12 (doze) anos de idade incompletos, de qualquer região do estado. Nesta proposta, a família social é composta por um casal de pais sociais, supervisionados pela equipe técnica da organização. O casal de cuidadores assume um grupo de até dez (10) crianças ou adolescentes até a sua vida adulta. (anexo1)
O Lar tem por finalidade acolher crianças e/ou adolescentes em situação de vulnerabilidade física, social e emocional, vítimas de maus tratos, violência sexual, negligência, violência-intrafamiliar, abandono e com os vínculos afetivos fragilizados ou rompidos, exclusão social, entre outros.
O acolhimento institucional realizado em casas-lares está fixado e parametrizado nos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Os encaminhamentos acontecem via Poder Judiciário e ou pela rede de atendimento do município, nos casos em que já tenham se esgotado toda e qualquer alternativa de acolhimento na família biológica e/ou extensa naquele momento.
A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras. (NOB, 2005, p.37)
A Instituição é norteada pelo Estatuto da Criança e Adolescente-ECA, CONANDA- Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, que estabelece a Tipificação Nacional Sócio assistencial.
Segundo a Cartilha de Orientações sobre Acolhimento Institucional (1999, pág.9), entende-se por acolhimento institucional:
Um espaço de proteção provisório e excepcional, destinado a crianças e adolescentes privados da convivência familiar e que se encontra em situação de risco pessoal ou social ou que tiveram seus direitos violados.
A Doutrina da Proteção Integral foi implantada na legislação brasileira pelo artigo 227, da Constituição Federal de 1988, trazendo para a nossa sociedade os progressos em favor da infância e da juventude.
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
...