TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Ilha das Flores

Por:   •  11/4/2022  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Élen Camile Santos – 18 09-2021.

1- A partir do texto disponibilizado na atividade 2.0, façam um breve resumo, sem limite de linhas, do curta "Ilha das Flores", de Jorge Furtado.

R: O documentário Ilha das Flores se inicia em uma plantação de tomates, e em seu primeiro enquadro já descreve as qualidades do “ser humano” o que o difere dos vegetais e dos animais, bem como, o intuito da produtividade em massa de tomates para o comercio, utilizando-se assim o dinheiro.

Observarmos de forma breve a atenção para a mudança social que ocorreu do sistema de escambo para o sistema monetário, na objetivação do lucro, bem como a evolução das relações de consumo, como a criação de supermercados, e produção de lixo em massa, de forma não consciente na maioria das vezes, trazendo diversas consequentes sanitárias.

Ilha das flores, segundo o documentário, é um dos locais de descartes do lixo de porto alegre, e que possui muitos porcos, cujo proprietários pede que seus funcionários separe o lixo orgânico para que seus porcos possam se alimentar.

O documentário retrata que o que não foi considerado próprio para o consumo dos porcos, é dado para esta parcela da população, ou seja, pós triagem dos funcionários dos donos dos porcos decidirem qual o melhor alimento para os animais, é que estas pessoas podem entrar no ambiente onde ficam os porcos, passarem 05 minutos escolhendo o “alimento” para que outros venham escolher também.

Situação em que demonstra que os seres humanos, moradores da ilha das flores, está abaixo dos porcos na ordem de prioridade na escolha de alimentos, onde no filme o causídico é associado ao fato de não terem dinheiro nem dono.

Afirmando por fim que o que nos difere dos outros animais é o tele encéfalo desenvolvido o polegar opositor e por ser livre, o que contrasta com o fato de existirem seres humanos mais “valiosos” que os outros e animais mais importantes que seres humanos, bem como o fato da liberdade estar associada ao fato de se estar negado o direito à alimentação digna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com