O SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Por: adrianogoncalves • 8/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.356 Palavras (14 Páginas) • 344 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SERVIÇO SOCIAL
Trabalho de Conclusão de Curso
SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: A INCLUSÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS
ORCENI GONÇALVES BARBOSA RABELO – RA - 8989178965
Profª. Orientador: Jôsi da Costa Greffe
Goiânia, Novembro de 2017
SUMÁRIO
RESUMO.......................................................................................................03
INTRODUÇÃO.............................................................................................03
DESENVOLVIMENTO................................................................................04
CONCLUSÃO...............................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................11
RESUMO
Discorremos sobre a reflexão e os aspectos da atuação do Assistente Social dentro das escolas. A educação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, pois através da educação é que um país pode alcançar as transformações sociais necessárias, para que se possa atingir o progresso.
Foi realizada uma revisão bibliográfica trazendo uma analise fundamentada na teoria de autores, visitas a sites e leitura de livros sobre o assunto. Qual o papel do Estado frente aos aspectos enquanto viabilizador de politicas de intervenção relacionado às melhorias da educação, qual o papel do Assistente Social dentro das escolas? Esse profissional está apto para criar estratégias que tem o intuito de desenvolver nos alunos habilidades e estimular os mesmos para criarem formas de enfrentamento de conflitos que possam surgir nas escolas?
É essencial ter um profissional do Serviço Social nas escolas, pois ele desempenha uma função social, terá sempre um espaço pra o acolhimento, ocorrerá e promoverá mudanças nos âmbitos sociais, históricos, econômicos e culturais. Quão tantas coisas ruins acontecendo nas escolas esse profissional pode fazer a diferença.
Palavras – Chaves: Educação, Assistente Social, Escola.
INTRODUÇÃO
A educação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, pois é através dela que um país pode alcançar as transformações sociais necessárias, para que se possa atingir o progresso. Os processos educacionais e os processos sociais estão ligados intimamente, tornando-se necessário que se tenham entendimento sobre os aspectos da educação escolar atual, como parte importante neste estudo, é qual a influencia dos problemas sociais na vida dos alunos.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): “ a educação deve estar vinculada ao mundo do trabalho e a prática social, ressaltasse também que a educação abrange vários processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa.
O Ambiente Educacional deve priorizar a formação dos alunos para a cidadania, sempre procurando orienta-los quanto aos seus direitos e deveres, instruindo-os e educando-os para que eles possam entender e saber lidar com a desigualdade e com a exclusão social.
A escola constitui-se em um espaço de intervenção do Assistente Social, pois esse profissional é habilitado para atuar no enfrentamento das mazelas sociais, através do acompanhamento social das famílias. Pretendemos discorrer sobre a ação do Assistente Social nas escolas, enquanto um profissional que irá formular propostas e estratégias para que os sujeitos sejam emponderados e tornem-se autônomos.
DESENVOLVIMENTO
Com a crise atual que estamos vivenciando nas escolas, podemos perceber que a violência está predominando e esse aspecto perpassa as questões econômicas, sociais e históricas.
É por meio da educação que o homem adquire conhecimento, como também transmite o que sabe para outras pessoas, ocorrendo, assim, tanto o processo de aprendizagem quanto o de ensino. Isso significa que ela tem o lado individual, por causa do desenvolvimento da personalidade de cada individuo, como também o lado social, pois seu processo sociocultural quase sempre está vinculado a um projeto nacional.
Para que todos tenham o direito a educação muitas transformações precisa acontecer na área social, já que a nossa realidade é que grande parte da população é caracterizada peça pauperização, pelo desemprego, pela fome e pela exclusão social. Esses fatores é responsável pela fragilização dos processos escolares no nosso Brasil, na medida em que a família não tem o suporte necessário para que suas crianças e adolescentes possam ter acesso a educação, é acabam reproduzindo práticas que constituem como violação de direitos, exemplos: o trabalho infantil, a exploração sexual da criança e do adolescente, a violência domestica seja ela física ou psicológica, é em muitos casos essas crianças e adolescentes tem que conviver com os pais alcóolatras e isso gera vários conflitos em casa.
Diante de tudo que se vivencia em casa, muitas vezes o aluno chega na escola apresentando comportamentos agressivos, irritados, inquietos é as vezes chega até a brigar na escola, isso ocasiona o não aprendizado, a não concentração, torna-se distante, retraído e, assim, o seu aprendizado torna-se difícil, isso tudo pode causar a evasão escolar.
E escola deve estar preparada para ver além das atitudes desses estudantes, procurando saber quais são as causas que levou a esse comportamento, buscando estabelecer o diálogo com os alunos, e passar a conhecer as legislações, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), utilizando desses instrumentos como forma de enfrentar a violação dos direitos.
Precisa também saber escutar o que os alunos têm a dizer, pois estabelecer o diálogo é a melhor ferramenta para o processo de aprendizado, saber escutar, para depois falar.
Utilizando o dialogo torna-se possível encontrar soluções e a escola consegue estabelecer uma relação com a família e com os alunos, sempre procurando entender o contexto social no qual estão submetidos.
Exemplo disso é a falta de profissionais, que não suprem mais as necessidades da realidade contemporânea educacional, e aqui ressaltamos a necessidade de inserção do Assistente Social neste contexto, como profissional de apoio à escola e de referência às questões relacionadas à família que permeiam o cotidiano do aluno.
...