O TERRORISMO, NARCOTRÁFICO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E CRIMES DIGITAIS
Por: joaovictor02 • 13/8/2018 • Trabalho acadêmico • 826 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância – 1(AD 1) |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UA - 3937 – TERRORISMO, NARCOTRÁFICO, ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS E CRIMES DIGITAIS – 2018A.
Curso: Superior em Tecnologia em Segurança Pública
Professor: Camel André de Godoy Farah
Nome do aluno: João Victor Cardoso Gomes
Data: 05/06/2018
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Avaliação a Distância 1 (AD 1)
1ª Questão (6,0 pontos):
Os acontecimentos políticos, sociais e econômicos que compuseram o cenário nacional nos últimos anos levou a população a manifestações públicas, por iniciativa individual ou organizada em movimentos sociais, para defender direitos, garantias e liberdades constitucionais, orientadas por propósitos sociais, políticos ou reinvidicatórios de toda natureza.
Em meio a estas manifestações, invariavelmente, tem sido registrados atos de vandalismo com a depredação de patrimônio público e privado.
No quadro apresentado, as depredações constituem-se em atos terroristas? Sim ou não?
Justifique a sua resposta.
Para responder estude o conteúdo do livro didático, postagens na ferramenta MURAL, conteúdo da ferramenta MIDIATECA e faça uma ampla pesquisa na Internet.
Parâmetros para correção
Valor da questão: 6,0 (três) pontos.
Distribuição da pontuação:
1) Resposta sim ou não: 2,0 (dois) pontos.
2) Justificativa: 4,0 (quatro) pontos.
RESPOSTA:
Não. Tendo em vista que atos terroristas, ou somente terrorismo, tem conceito completamente diferente de depredações.
Enquanto terrorismo, de acordo com o manual do FBI, é a utilização ilegal de força e violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir um governo, a população civil, ou qualquer segmento com o objetivo voltado para fins políticos e sociais.
Depredações é o nome que se dá ao ato de depredar, defraudar, vandalizar. Tais atos são invariavelmente criticados pela mídia, que aceita a liberdade de manifestação, mas critica a destruição, qualquer que seja ela.
Diante desses conceitos é possível notar que em nada tem a ver depredações com atos terroristas. Pois, enquanto as depredações estão relacionadas a, em resumo, destruir o patrimônio público por motivos de revolta contra problemas vividos na sociedade, os atos terroristas preocupa-se em utilizar de força e violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou até mesmo coagir um Governo ou a própria população civil, com objetivo de fins políticos, sociais, religiosos e etc.
2ª Questão (4,0 pontos):
Por ocasião da ocorrência de um atentado terrorista cabe aos Órgãos de Segurança Pública e de Defesa Civil estaduais uma série de ações que devem ser realizadas de imediato, ou seja, desencadeadas logo após a ocorrência do atentado.
Estas ações são fundamentais para diminuir o impacto do ato terrorista e contribuem para salvaguarda e proteção da população. Tais ações contribuem, também, para a investigação sobre o fato.
Estude o material disponível no EVA, faça uma ampla pesquisa na Internet a respeito da dinâmica pós-atentado e presente 4 (quatro) ações de responsabilidade dos Órgãos de Segurança Pública e de Defesa Civil estaduais logo após um ato terrorista visando mitigar o impacto de um atentado terrorista .
...