O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Por: claudiakrm • 21/2/2018 • Trabalho acadêmico • 3.068 Palavras (13 Páginas) • 328 Visualizações
O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
ITABIRA
2017
marIANA MOURA DE SOUZA
O USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Trabalho apresentado ao curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso.
Prof. Amanda Boza Gonçalves Carvalho
ITABIRA
2017
SUMÁRIO
1-RESUMO...............................................................................................3
2- INTRODUÇÃO .....................................................................................3
3- DELIMITAÇÃO .....................................................................................4
4- OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICOS ................................................5
4-1 GERAL ................................................................................................5
4.2 ESPECIFICO ......................................................................................5
5- JUSTIFICATIVAS .................................................................................5
6- METODOLOGIA ...................................................................................8
7- REVISÃO BIBLIOGRAFICA .................................................................9
8- CRONOGRAMA ...................................................................................10
9- ORÇAMENTO ......................................................................................10
10- RESULTADOS ESPERADOS ...........................................................10
11- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .................................................11
1- RESUMO
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica a respeito do uso de drogas na adolescência, e tem como objetivo analisar os aspectos sociais relacionados ao envolvimento precoce dos adolescentes com as drogas e os aspectos psicossociais, e os possíveis riscos nas áreas sociais e de saúde.
2- INTRODUÇÃO
Adolescência é o período compreendido entre a puberdade e a virilidade, o termo adolescência deriva do latim adolescer que significa “crescer”. Segundo o Estatuto da Criança e Adolescência (ECA) esse período varia da idade entre 10 aos 19 anos. É uma fase de profundas mudanças na vida do indivíduo, tanto no corpo quanto na mente e nas formas de se relacionar socialmente. A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa de suas vidas, geralmente o indivíduo não aceita orientações, pois está descobrindo a possibilidade de conhecer a vida adulta, onde considera muito importante conseguir um certo controle sobre sua própria vida e poder de decisão. Ocorre nesse período uma afastamento da família que compreende-se como natural, consequentemente se aproximando a grupos de interesses comuns. Ao encontrar usuários de drogas nesses determinados grupos, a tendência é que o adolescente se sinta pressionado ao usar também, criando um sentimento de pertença àquele grupo. Ao entrar em contato com as drogas nesse período de grande vulnerabilidade, eles expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
Levantamentos epidemiológicos mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens. O uso de drogas varia de acordo com o sexo, e em meninos, esse uso aparece com mais frequência associado à delinquência, já nas meninas aparece muitas vezes associado a prostituição. Até o início da década de 80, os estudos epidemiológicos não encontravam taxas de consumo alarmantes entre os estudantes no Brasil, mas a partir de 1987 os estudos tem apresentado um crescimento no consumo de inalantes, maconha, cocaína e crack, sendo o álcool e o tabaco ocupantes dos primeiros lugares como as drogas mais utilizadas e com mais problemas associados a elas. Entre os fatores que desencadeiam o uso de drogas pelos adolescentes, os mais consideráveis são as emoções e os sentimentos associados a intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade exagerada e baixa auto-estima.
3 – DELIMITAÇÃO
Uma análise sobre a questão do uso de drogas entre adolescentes.
O uso de drogas na adolescência é um assunto pouco discutido e ainda sem muitas opções de enfrentamento, uma vez que, na maioria dos casos, ocorre em contextos de grande vulnerabilidade familiar e social, geralmente, com pais envolvidos na mesma problemática, ou até mesmo em ambientes de ausência familiar. As escolas e os sistemas de educação estão muito mais preocupados em dar conta das matérias cobradas como química, português, matemática do que discutir questões de cunho social como sexualidade, gravidez, drogas, entre outros.
A curiosidade dos adolescentes, muitas vezes associada a perca de cotrole por parte dos pais, contribuem para o envolvimento desses adolescentes em um mundo que é atrativo a princípio, mas que vai se tornando sombrio a cada passo.
...