O USO E TRÁFICO DE DROGAS
Por: Artur Mattia • 12/6/2017 • Relatório de pesquisa • 411 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
O USO E TRÁFICO DE DROGAS
====================================================
Você tem noção de quantas pessoas utilizam drogas ilícitas no mundo?
- Cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas que usam drogas ilícitas no mundo. Para vocês saberem, o uso de todo o tipo de drogas, além de provocar efeitos imediatos também pode provocar alterações para o resto da vida, como:
- Destruição de neurônios
- Desenvolvimento de doenças psiquiátricas
- Lesões no fígado
- Mau funcionamento dos rins e dos nervos;
- Desenvolvimento de doenças contagiosas
- Problemas do coração
Tudo que acabei de citar são efeitos das drogas, mas a pior parte é
- Violência generalizada, homicídios, crimes patrimoniais e agressões...
A maior parte disso é consequência das drogas. Mas não das drogas em si (maconha, cocaína, crack, lsd...), e sim do combate às drogas.
As chacinas, os tiroteios, as mortes dos "bandidos" e dos policiais, menores fora da escola, o genocídio institucionalizado, tudo é decorrente da "guerra" ao tráfico de drogas.
Como podemos resolver essas questões?
- Simples, com o fim do Narcotráfico, mas para falar a verdade não é nada simples, pelo motivo do narcotráfico ser produzido em escala global, desde o cultivo em países subdesenvolvidos até seu consumo, principalmente nos países ocidentais, nos quais o produto final atinge um alto valor no mercado negro. Tanto que foi criado uma campanha chamada “Guerra as Drogas”(termo comumente aplicado), liderada pelos Estados Unidos, com ajuda militar e intervenção militar, com o intuito de definir e reduzir o comércio ilegal de drogas, esta campanha foi criada em 18 de junho de 1971 pelo então Presidente Richard Nixon, durante a qual ele declarou que o abuso do uso de drogas ilegais era o "inimigo público número um". O único problema foi que em junho de 2011, a autonomeada "Global Commission on Drug Policy" divulgou um relatório crítico sobre a guerra às drogas, ao declarar: "A guerra global contra as drogas fracassou, com consequências devastadoras para indivíduos e sociedades ao redor do mundo. Cinquenta anos após o início da Convenção Única das Nações Unidas sobre Entorpecentes e anos depois que o presidente Nixon lançou a guerra do governo dos Estados Unidos contra as drogas, reformas fundamentais nas políticas nacionais e globais de controle das drogas ainda são urgentemente necessárias."
O relatório foi criticado por organizações que se opõem a legalização geral de drogas.
E lembre-se algumas drogas podem ser uma viagem sem volta.
====================================================
Artur Mattia, Carol Camargo e Isabela Lemke | 192 | Professor: Fernando
...