O fenômeno das organizações não formais nas organizações formais
Por: liviapirs • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 530 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Organizações Não-Formais no âmbito das Organizações Formais
O fenômeno na visão de Émile Durkheim
Em todos os tipos de organizações empresariais pode-se observar a formação de organizações informais, definidas como uma rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal.
Uma das causas para a formação das chamadas “panelinhas” seria a união destes indivíduos para a obtenção de interesses em comum, muitas vezes na busca por poder, informações ou favores. Esse tipo de organização também pode ter motivos sentimentais, como afeição, amizade, etc.
Há ainda a imposição e o seguimento de normas características aos membros daquele grupo, que podem ou não estar relacionadas às normas formais e oficiais da organização. Muitas vezes, devido a este tipo de comportamento, os indivíduos pertencentes a estes círculos podem acabar discriminando, excluindo ou prejudicando outros funcionários, o que pode ser uma atitude voluntária ou involuntária, e geralmente é feita de forma sutil.
A partir desse tipo de comportamento, podemos observar dois dos conceitos propostos por Emile Durkheim: o de Consciência Individual e Consciência Coletiva.
A Consciência Individual pode ser observada nos interesses próprios de cada indivíduo e na busca pela realização dos mesmos que leva à formação das organizações não-formais.
Já a consciência coletiva seria o conjunto de normas e comportamentos comuns aos membros de uma sociedade ou organização, que seria adquirido através da socialização. No caso das empresas, esta consciência seriam as práticas, normas e regras impostas pela mesma. Esse tipo de consciência está presente ainda nas organizações informais, pois dentro dela também existem características necessárias ao indíviduo para garantir a segurança e a manutenção da cooperação e troca de informações entre os membros.
Organizações Não-Formais no âmbito das Organizações Formais
O fenômeno na visão de Max Weber
No fenômeno da formação das organizações não-formais no âmbito das organizações formais também podem ser observados aspectos de alguns conceitos propostos por Max Weber, como o de Ação Social, Burocracia e os diversos tipos de Dominação.
Este tipo de organização é geralmente formado por várias pessoas que resolvem se unir em busca de um ou mais objetivos, que podem ser comum a todos ou diferentes pra cada pessoa.
Estes objetivos geralmente estão relacionados ao poder e à ascensão profissional, o que caracteriza uma ação social relacionada a fins, pois tais indivíduos criam as “panelinhas” para obtenção de um objetivo racionalmente estabelecido anteriormente, no caso, seus interesses pessoais.
Muitas vezes dentro da panelinha há um líder, que controla o grupo e o conduz rumo à obtenção dos objetivos. Este líder geralmente não ocupa o cargo mais alto na empresa, mas pode ser mais considerado ou respeitado por parte dos membros da organização informal do que o próprio superior oficial da empresa em si.
Este tipo de dominação que o líder da panelinha exerce é a dominação carismática, pois os demais indivíduos não o apreciam por leis ou tradições, mas sim por concordarem e confiarem em seu caráter, sua capacidade e sua conduta, diferente do presidente ou chefe da empresa, que exerce uma dominação legal, pois os seus funcionários subordinados devem respeitá-lo e obedecê-lo por que tais ordens estão de acordo com as normas e o regulamento da empresa, conforme a a lei da burocracia.
...