O filme "Peraí é nosso direito"
Resenha: O filme "Peraí é nosso direito". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroltx91 • 26/4/2014 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 2.273 Visualizações
O filme “Peraí, é nosso direito”, produzido pela Ação Brasileira para a Nutrição e Direitos Humanos (ABRANDH), com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação - FAO, dirigido por Renato Barbieri, filmado no segundo semestre de 2007 em Brasília, Teresina e Maceió.
A história narra a busca dos direitos por alimentação adequada de duas comunidades muito pobres, Sururu de Capote em Maceió (AL) e Vila Santo Afonso em Teresina (PI). O objetivo foi tributar com o apoderamento das comunidades e amparar ações para determinar e monitorar a realização de seus Direitos Humanos, em especial o Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA.
O filme é contém depoimentos que propaga a emoção, a indignação e a força de pessoas que vivem marginalizadas e submetidas à violação dos seus direitos. Também consta no vídeo a participação de especialistas e militantes de direitos humanos que discutem conceitos e a realidade da luta para que sejam garantidos e efetivados os direitos humanos no Brasil. Aborda também como os direitos se interrelacionam e não podem ser repartidos.
Alguns depoimentos expostos no documentário aparecem a indignação de algumas pessoas que passam ou já passaram fome, pessoas que vivem firmemente em situações de insegurança alimentar, muitas vezes por negação de direitos.
A declaração do historiador Victor Leonardi expõe que a exclusão social está presente no Brasil desde a época da colônia, em posto da adoção de uma composição escravagista, que se refletiu e permanece até hoje, embora menor grau. O depoimento do secretário geral da FIAN Flávio Valente divulga a realidade do povo brasileiro, onde as oportunidades são desiguais para todos, uns vivem com todo contorto, enquanto outros batalham para sobreviver, não têm nem mesmo garantia de ingresso à alimentação adequada.
...