O processo de comunicação e seus recursos
Tese: O processo de comunicação e seus recursos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariojplfson • 1/12/2013 • Tese • 724 Palavras (3 Páginas) • 193 Visualizações
Universidade CEUMA
Engenharia Civil
Noturno
O processo de comunicação e seus recursos
São Luis – Ma
2012
Os grupos humanos, desde os primórdios dos tempos, sempre precisaram trocar informações entre si, bem como guarda-las e/ou passa-las às gerações seguintes. Daí surge a comunicação que, sendo objeto de utilização única e exclusiva do homem, tornou-se símbolo de convivência social.
A comunicação envolve processos bastante diversos para que ocorra o entendimento pelo outro indivíduo do que se quer passar, a esses processos chamamos de estruturações, e o produto final disto será chamado de linguagem. De uma maneira mais clara, linguagem seria a estruturação da comunicação para que ocorra o entendimento do que se quer transmitir. A linguagem se utiliza de quaisquer meios de comunicação, podendo ser eles: fala, imagem, escrita, gestos, sinais, inscrições em madeira e etc..
Para compreendermos melhor a linguagem, costumamos separá-la em dois grandes grupos: linguagem verbal e linguagem não verbal. A linguagem verbal utiliza-se da língua, que pode ser falada ou escrita. São exemplos de linguagem verbal: uma tirinha onde há falas de personagem, um texto, uma conversa entre amigos pessoalmente (onde a língua falada irá transmitir uma mensagem, concretizando assim o processo de comunicação e por consequência o uso da linguagem), entre outros. A linguagem não verbal não se utiliza da língua, mas de imagens, sinais, gestos e outros. Exemplos de linguagem não verbal são: placas de trânsito, uma peça de teatro mudo, dança entre outros. O homem utiliza-se tanto da linguagem verbal quanto da não verbal, pois ao falar também gesticula, algo próprio da linguagem não verbal.
O processo de comunicação envolve interlocutores onde esses se utilizam de seis elementos fundamentais para que ocorra sem quaisquer falhas a emissão e recepção de uma mensagem. São os elementos fundamentais:
• Canal de Comunicação: por onde a mensagem será passada, pode ser natural, tecnológico ou temporal;
• Código: a língua ou o sistema simbólico utilizado na mensagem, este pode ser verbal ou não verbal;
• Emissor: aquele que emite a mensagem;
• Mensagem: o conteúdo da mensagem, o foco principal entre os dois interlocutores, tudo aquilo transmitido pelo emissor.
• Receptor: aquele que vai receber a mensagem;
• Referente: o assunto tratado na mensagem;
Se todos esses elementos forem levados em consideração no ato de transmissão de uma mensagem, o resultado final será o recebimento e decodificação da mensagem. Se a decodificação ocorrer sem problemas, ou seja, o código usado for de conhecimento dos dois, teremos o processo de comunicação finalizado. Porém, podem ocorrer falhas nesse processo. Fatores externos também podem ser levados em consideração como, por exemplo, alguma falha
...