O processo de criação do conhecimento organizacional
Ensaio: O processo de criação do conhecimento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: demenegassi • 8/10/2014 • Ensaio • 292 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
O processo de criação do conhecimento organizacional ocorre mediante a interação contínua e dinâmica entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Esses processos são realizados por meio da espiral do conhecimento, de forma que se iniciam na socialização e quando atingem a internalização, isso indica o início de um novo processo de criação do conhecimento que pode ser representado pela inovação e pela mudança.
Com base no exposto, faça a associação das duas colunas.
I. Socialização ( ) consiste na incorporação de conhecimento explícito sob a forma de conhecimento tácito.
II. Externalização ( ) consiste na sistematização do conhecimento explícito em um sistema de conhecimento no qual os indivíduos trocam conhecimento explícito de maneira sistemática.
III. Combinação ( ) consiste no processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito.
IV. Internalização ( ) consiste na articulação do conhecimento tácito em explícito, por meio de ações que possam ser entendidas pelos outros, sejam essas ações um diálogo ou uma reflexão coletiva.
Com relação aos quatro processos de conversão de conhecimento do modelo de Nonaka e Takeuchi, isto é, Socialização, Externalização, Combinação e Internalização, podemos afirmar corretamente que:
Escolher uma resposta.
a. O debate de conceitos em reuniões de trabalho é atividade típica da Socialização.
b. O uso de metáforas e analogias está ligado à concepção de um conceito novo na etapa de Externalização.
c. O conhecimento incorporado ao know-how dos técnicos da organização é algo relacionado à Externalização.
d. O uso de redes de comunicação está relacionado ao processo de Socialização.
e. Aprender por observação, imitação e prática está relacionado ao processo de Internalização.
...