O que discerne o homem dos outros animais?
Por: Alesandra Minuzzi • 12/11/2017 • Dissertação • 306 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
O que distingue o homem dos outros animais?
É indiscutível que o homem é um ser racional e age de maneira diferente dos animais, destacando a sua inteligência e o seu comportamento. O homem possui inteligência e a usa para modificar a natureza em amplos aspectos de modo que a mesma sirva-o, o ser humano têm consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática, diferente dos animais que agem por puro instinto de sobrevivência e utilizam o que já está presente na natureza e a modificam apenas pelo fato de estarem presentes nela.
O homem, por ser racional adquiriu hábitos, costumes, crenças e culturas, porém conforme a humanidade foi evoluindo, a ganância, avareza e o egocentrismo foram surgindo tornando o homem o “dono” da razão. Hoje é lamentável a forma em que o homem vive, ele destrói a si mesmo a cada minuto, tanto de uma forma carnal, como espiritual, nós podemos dizer que ele luta contra si mesmo. Ele mesmo fabrica armas contra si, não respeita nem seu corpo, nem sua própria vida, ele, tão ganancioso, que pode um dia chegar ao ponto de se destruir totalmente, como já fez com várias espécies da fauna e flora. Ele, na realidade, é o maior inimigo da natureza.
Os animais, considerados como um ser irracional, realizam seus atos pelo instinto natural, eles também são seres inteligentes que são capazes de elaborar estratégias para sobrevivência, porém seus sentimentos são fortes e puros em relação ao homem, eles não visam um conhecimento para o futuro, mas vivem a realidade do momento, se expressam de uma maneira natural para a vida. Resumindo, os animais se adaptam a natureza para a sua sobrevivência, enquanto o homem adapta a natureza para a sua sobrevivência, conforto e realização pessoal.
...