Os Códigos de Ética Profissionais
Por: Taty2017 • 3/4/2017 • Resenha • 283 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - ICET
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE
HADSON SILAS
JESSE OLIVEIRA
TATYANA MENDONÇA
THIAGO PRESTES
CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAIS
ITACOATIARA – AM
2017
Tema: Códigos de Ética Profissionais
Objetivo Geral: Mostrar a importância dos códigos de ética profissionais.
Objetivos específicos:
- Compreender o papel dos códigos de ética profissionais na área da computação.
- Relatar sobre a ética profissional na área da computação.
Metodologia: Para elaboração deste trabalho utilizamos o livro “Ética em Computação”, de Paulo Cesar Masiero. O conteúdo aqui exposto foi baseado no segundo capítulo da obra.
Síntese:
Os códigos de ética são baseados na lei que regulamenta uma determinada profissão. Decorrentes dessa regulamentação surgem os conselhos regionais e federal. Ao adotar um código de ética para determinada profissão o conselho federal objetiva zelar pelo seu cumprimento, delegando atribuições aos conselhos regionais daquela área.
No Brasil a área da computação ainda não é devidamente regulamentada, assim como em outros países. Nos Estados Unidos não há regulamentação federal e alguns estados regulamentaram a profissão de engenheiro de software, enquanto outros não a regulamentaram ou já decidiram não regulamentar. Como consequência, profissionais formados em empregos na área e mesmo pessoas sem formação adequada podem obter empregos na área e abrir negócios relacionadas à prestação de serviços, consultoria e comercialização de produtos de computação. Não é raro que essas pessoas, principalmente quando atuam de forma independente e não têm formação universitária, comportam-se de forma inadequada, tanto nos aspectos morais como técnicos (na realidade, também um princípio ético).
REFERÊNCIA
Masiero, Paulo Cesar. Ética em Computação / Paulo Cesar Masiero – 1.ed. 3. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2013. (Acadêmica; 32).
...