Os principais agentes da socialização
Artigo: Os principais agentes da socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roberta102030 • 17/11/2014 • Artigo • 610 Palavras (3 Páginas) • 502 Visualizações
Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade
Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão à família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.
Dentre os principais agentes de socialização destacam-se a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência.
De acordo com o autor a família é o principal agente de socialização. É nela que a criança, sofre influência cultural. Com base no convívio familiar, a criança passa a adotar características típicas dos pais, como jeito de se vestir, falar, assim como cultura e religião.
Por ser diversificado o ambiente familiar, pode ser mais ou menos autoritário, permissivo, dependendo da região ou cultura.
A escola também é fundamental para a socialização, pois diferente do ambiente familiar, a criança passa a ter contato com várias outras pessoas, com formação e base familiar diferentes. Aprende a conviver e respeitar as diferenças sociais e culturais de outras crianças.
Com todas as regras, sendo aplicadas igualmente para todos, elas passam a consolidar sua personalidade individual e social.
Os grupos de status ajudam sua formação social à medida que vão avançando a idade, formando seus gostos, gestos, modo de falar próprio assim por diante.
Os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização. Ela pode influenciar negativamente, com seus programas violentos, quanto positivamente, voltado para o lado das preocupações sociais e ambientais.
Os grupos de referências são usados como modelos de comportamento e atitudes por toda vida. Geralmente são astros do cinema, jogadores de futebol, etc., são pessoas que tiveram atitudes que causaram admiração para uns e nem tanto para outros, podendo ser exemplos positivos ou negativos.
PASSO 2 – Elabore um texto, de no máximo 30 linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as conseqüências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.
No nascimento a criança, carrega consigo toda a experiência apresentada a ela pelo ambiente familiar em que ela vive. Um ambiente sem carinho, e em contato com a violência, faz com que a criança desenvolva uma personalidade diferente de uma criança cercada em um ambiente saudável. Esta provavelmente se tornará mais calma que a outra.
A adolescência é onde se forma a maior parte da personalidade, sendo fundamental uma formação social bastante saudável e positiva. Um jovem em contato com a violência, drogas e a marginalidade correm um risco grande de se tornar parte da comunidade em que vive.
Minha infância, como a de muitos, foi difícil, meus pais se separaram quando eu tinha 09 anos e isto foi difícil para mim, sendo que momentos depois descobri que aquele a quem pensei
...