TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais agentes de socialização

Relatório de pesquisa: Os principais agentes de socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 14

CONCEPÇÃO DA SOCIOLOGIA NO COTIDIANO

TABOÃO DA SERRA

SETEMBRO 2012

Conteúdo

ETAPA 1 3

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE. 3

ETAPA 2 5

A ESTRUTURA SOCIAL COM O DOMÍNIO DO CONSUMISMO 5

ETAPA 3 7

DESIGUALDADE SOCIAL 7

ETAPA 4 10

EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE 10

CONCIDERAÇÕES FINAIS 12

BIBIOGRAFIA 14

ETAPA 1

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Por estar em constante processo de modificação é mais coerente se falar em “culturas” do que “de cultura”. Porque as leis, os valores, as crenças, as praticas e as instituições variam conforme a formação social. O que é sagrado para uma pode ser repulsivo para outra; o que é contra as leis de um país e liberado em outro; etc.

A partir do conceito de Edward B. Tylor em 1871, que afirmou que, “Cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Conclui-se que:

• Culturas são passadas para gerações futuras de forma de herança social e não hereditária;

• Cultura compreende a totalidade das criações humanas;

• E que a cultura é de exclusividade dos seres humanos, animais são incapazes de criar.

• Os elementos básicos da cultura:

• A Crença: onde todas as culturas são fundamentas, e assim compartilhando conhecimento e ideias sobre a natureza viva;

• Os Valores: são concepções coletivas do que é considerado bom ou ruim, certo ou errado, etc., que influenciam o comportamento individual e serve como base na avaliação das ações dos outros;

• As Normas: são regras especificas para traduzirem crenças e valores ao comportamento. E podem ser consideradas “formais”, as de direito; ou “informais” ritualizadas nos costumes;

• Sansões: punições e recompensas que servem para que as normas sejam cumpridas;

• Os Símbolos: são qualquer coisa que tenha significado particular reconhecida pelas pessoas que compartilha a mesma cultura;

• O Idioma: elemento “chave” da cultura considerado um sistema de símbolos, gestos e sons, compreendidos e compartilhados numa sociedade para comunicar-se;

• A Tecnologia: parâmetro para a cultura que influenciam as pessoas em como trabalhar, se socializar e refletir sobre o mundo.

E ainda existem as: As Subculturas, que podem surgir dentro de uma mesma cultura por razões profissionais, de interesse comum, etnia, orientação sexual, entre outras; a Contracultura, que através de grupos ou movimentos contrariam os valores da cultura dominante; e o Status, posição simbólica que pode ganhar diversas conotações: econômica, social e cultural.

O Indivíduo pode significar: para metafísica e estatística, qualquer coisa numérica singular; para a biologia significa um organismo; para a filosofia um sinônimo de particular em comparação com o universo. Pra a sociologia é definida com o que antecede a sociedade.

Sociedade, portanto, é o agrupamento de indivíduos entre os quais se estabelecem relações econômicas, políticas e culturais. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto

Para ÉMILE DURKEIN (1858-1917) “a sociedade prevalece sobre o indivíduo, pois quando este nasce tem de se adaptar às normas já criadas, como leis, costumes, línguas, etc.”.

O processo de socialização começa na interação com os outros e assim vivenciando experiências. Porque ao nascermos possuímos apenas o potencial de “ser humano”, e conforme se aprende o modo de vida da sua sociedade, desenvolve a capacidade de “funcionar” como indivíduo e como membro do grupo denomina-se socialização.

Os principais agentes da socialização são:

• A família: é o básico, e o mais importante para o indivíduo. Por sofrer a influencia desde ao nascer e mantém de alguma forma durante a vida.

• A escola: é a instituição que transmite os conhecimentos científicos e técnicos que irão permitir ao indivíduo exercer um papel no trabalho produtivo. Esta transmite as normas sociais, as noções éticas básicas e os ideais da sociedade.

• Os grupos de Status: onde pessoas de idade aproximada desenvolvem relações de solidariedade e cooperação e se adquirem sentimentos de reciprocidade e também de autonomia, interdependência e identidade social.

• Os meios de comunicação em massa: a televisão, a rádio, o cinema, as revistas e jornais tornaram-se importantes agentes de socialização, pois veiculam modelos de comportamento, posteriormente imitados e reproduzidos.

• Os grupos de referência: usados como modelo de comportamento e de atitudes e podem ter papel negativo ou positivo na vida do indivíduo. Ex: artistas de TV, jogadores de futebol, etc.

No âmbito científico podemos distinguir os graus de cultura como: avançada/atrasada; melhor/pior, etc. Mais no geral somos apenas diferentes, e cada um, ao seu modo se desenvolve. Ninguém é melhor ou pior que o outro, e muito menos superior ou inferior ao outro.

E assim na Sociologia o estudo do comportamento humano e suas interações são essenciais, para se conhecer e se entender o comportamento do outro e assim respeitarmos sem criticá-los. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura.

ETAPA 2

A ESTRUTURA SOCIAL COM O DOMÍNIO DO CONSUMISMO

A vida em sociedade sempre e originaria de problemas, onde os indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos próprios e os sociais, bem como saber lhe dar com as frustrações e sonhos. A grande questão e que o problema, dentro de uma sociedade sempre se renova, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com