POLITÍCAS SOCIAIS - DIREITOS E DEVERES DA PESSOA IDOSA
Por: diananunes • 13/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.616 Palavras (15 Páginas) • 482 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
JOSEFA AIANE ALVES CAVALCANTE
POLITÍCAS SOCIAIS - DIREITOS E DEVERES DA PESSOA IDOSA, NO CRAS SÃO GERALDO
Arcoverde 2013
[pic 4]
NOME
JOSEFA AIANE ALVES CAVALCANTE
[pic 5]
Arcoverde 2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO 04
JUSTIFICATIVA 05
OBJETIVOS 06
PÚBLICO ALVO 06
METAS 07
METODOLOGIA 07
RECURSOS HUMANOS 08
PARCEIROS 09
AVALIAÇÃO 09
CRONOGRAMA 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
BIBLIOGRAFIA 13
PROJETO DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E AS POLITÍCAS SOCIAS NO CRAS - SÃO GERALDO DE ARCOVERDE/PE.
- APRESENTAÇÃO:
O Projeto de intervenção do serviço social, intitulado como “Políticas Sociais - Direitos e Deveres da Pessoa Idosa, no CRAS – São Geraldo” de Arcoverde/ PE, localizada na Rua Barbosa Lima - Bairro: São Geraldo, uma iniciativa de Josefa Aiane Alves Cavalcante, estagiária do curso de Serviço Social no CRAS – São Geraldo de Arcoverde, Sertão do Moxotó Ipanema, supervisionada pela Assistente Social - Maria de Lourdes Padilha Matias (CRES 6871).
Atualmente com o os avanços da tecnologia e da medicina que está cada vez mais crescente, o número de idosos nos países esta aumentando. Isso é algo prazeroso, pois mostra que as pessoas estão vivendo mais. Porém, por outro lado, nos remete ao seguinte pensamento: será que nossos idosos estão tendo uma vida de qualidade, tendo seus direitos preservados quantos cidadãos?
No Brasil, os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) representam 8,6% da população total do País. De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, da década de 1990 para os anos 2000, a população de terceira idade no Brasil cresceu 17%. O País tem hoje cerca de 20 milhões de idosos, e em 2025, esse número deve passar para 32 milhões de pessoas idosas. ( SAUDE DO IDOSO)
Essa indagação é algo sério que necessita ser bem analisado para que se possa ver e entender a situação atual. São freqüentes os casos que aparecem principalmente na mídia de idosos que são abandonados, desprezados e até mesmo agredidos pelos próprios familiares a quem eles disponibilizaram tanto carinho e apreso.
Idoso é caracterizado toda pessoa com 60 anos ou mais, pessoa essa com uma vasta experiência de vida, que já contribuiu ativamente com a sociedade e que ainda contribui e faz parte da mesma, porém de forma diferente mas não menos importante. Os atuais idosos são aqueles que construíram nossa sociedade atual, que fizeram surgir novas tecnologias, desenvolveram novos padrões educacionais, entre tantas outras atribuições que esses podem receber. Sendo assim, cabe a cada um que é jovem hoje, respeitar e apoiar esses idosos, pois a final amanhã seremos nós os idosos que também iremos querer esse respeito e valorização.
Infelizmente o que se ver hoje é uma invenção de valores, onde os jovens querem se sobrepor aos mais experientes deixando de lado seus conhecimentos e experiências da vida.
Segundo o Estatuto do Idoso "Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, Lei de 1994 que dava garantia a terceira idade. O Estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade’’.
Ao ver essas e outras situações que vem a agredir o idoso o governo resolve criar o ESTATUTO DO IDOSO. A Lei veio para estabelecer paramentos de direito e deveres a essa população que a tempos vem sofrendo com o descaso social e familiar. Esse Estatuto vem regido por leis que garantem e acobertam os idosos nos mais variados aspectos.
São vários os direitos estabelecidos por lei para os idosos, porém apenas uma pequena parcela delas é cumprida, o que causa uma situação lamentável para o País, pois é inconcebível para qualquer nação que em pleno século XXI ainda tenha discriminação, abuso de poder, descaso e acima de tudo maus tratos para com a pessoa idosa, pessoas essas que por direito deveriam receber da população acima de tudo respeito e admiração.
...