PROJETO DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS ÉTICOS
Por: Rita Moreira • 14/6/2016 • Projeto de pesquisa • 668 Palavras (3 Páginas) • 226 Visualizações
Faculdade Santíssimo Sacramento
Projeto de Socialização dos Estudos Éticos
Disciplina: Ética e Cidadania 5º semestre de Psicologia
Orientador: Jorge Ubiratan de Almeida
Acadêmicos: Alex Aquino, Alessandro Caldeira, Maria Lúcia, Maria Valdelice, Renata Noronha, Rita Moreira, Tatiana Cabral, Thiala e Tais Ouaiss
Tema: Código de Ética do Profissional Psicólogo
Local e Perfil do Público Alvo: Grupo de Idosos da Comunidade Sr. do Bomfim do Silva Jardim
Coordenadora do Grupo: Valdete Lima
Justificativa:
Este trabalho pretende valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.
Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços. Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.
Objetivo Geral: O que se pretende alcançar?
Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?
Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, do nosso bairro, das pessoas que estão à nossa volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.
Isso é o que se chama identidade cultural.
E esta é uma atividade que ajuda a buscar essa identidade, ética, cidadania - o que significa buscar a nossa própria história, conhecemos a nós mesmos e a tudo que nos rodeia. Buscar a identidade cultural é “entender para respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.
Conteúdos desenvolvidos: Descrever detalhadamente os pontos a serem abordados no decorrer da apresentação.
TRAJETÓRIA DA FAMÍLIA DE CADA UM;
ÉTICA;
INFLUÊNCIA CULTURAL;
IDENTIDADE CULTURAL;
CIDADANIA;
CONHECER A PRÓPRIA HISTÓRIA;
RESPEITAR NOSSOS SENTIMENTOS E DAS PESSOAS COM AS QUAIS COMPARTILHAMOS A VIDA;
CONVIVÊNCIA;
CONHECER E ENTENDER O TRABALHO DO PSICÓLOGO NOS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE.
Modelo
...