Participação política eleitoral
Artigo: Participação política eleitoral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizCarlosSilva • 21/5/2014 • Artigo • 692 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
RESUMO
A participação política eleitoral. A conquista do poder político é uma das formas mais primitivas da manutenção do poder, embora ainda seja adotada em algumas nações modernas. A mudança de um regime político pode se dar ainda pelo golpe de estado, forma de ação política violenta comum na história das nações da América Latina. Mas é através da participação política de um povo, eleições livre e democrática, que a chegada ao poder se dá sem lutas, a verdadeira democracia elege seus representantes (candidatos) através da participação política eleitoral para o legislativo e o executivo. Veremos através deste Paper situações que envolvem o percentual de votos dados aos cargos executivo e legislativo, e qual é a participação política do eleitor nestas duas eleições na cidade de porto alegre em 2012.
Palavras-chave: Participação Política, Eleições, democracia, eleitor.
1 INTRODUÇÃO
A atividade política é caracterizada por relações que ocorrem em formas, modos, frequências e intensidades diferentes entre indivíduos, grupos, associações e instituições. Essas relações são classificadas e analisadas, principalmente na categoria de participação política. O conceito, seus processos e suas diversas formas adquiriram uma importância central na política, principalmente por causa das exigências de democratização que afetam diferentes áreas da política.
As definições de participação são abundantes, mas através de uma operação complicada pode propor uma definição de participação política que dizia: "a participação política é o conjunto de ações e atitudes que possam influenciar mais ou menos direta e mais ou menos decisões judiciais sobre os detentores do poder no sistema político ou cada organizações políticas, bem como a sua própria escolha, a fim de manter ou modificar a estrutura do sistema de interesses dominantes.”
A participação eleitoral – é uma das modalidades de participação política, porque nos regimes democráticos as consequências do voto são imediatas e significativas, em termos da influência sobre a seleção dos governantes nos distintos níveis e em sistemas competitivos, também sobre o tipo de políticas implementadas.
A democracia representativa tem prevalecido nos países ocidentais, sendo caracterizada como um conjunto de regras e procedimentos em que o governo estatal é constituído por meio de eleições, nas quais os cidadãos delegam a administração pública aos representantes eleitos para os cargos no Executivo e Legislativo (BOBBIO, 2002; SARTORI, 1994). Após a realização dos pleitos eleitorais, a participação política dos cidadãos fica condicionada ao acompanhamento das iniciativas governamentais e legislativas, no caso das cidades, das ações da Prefeitura e da Câmara Municipal, e às formas variadas de exercer “pressão” sobre essas instituições com vistas a garantir os seus interesses.
O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para um novo tipo de debate: comportamento eleitoral. O estudo do voto na cidade de Porto Alegre, quanto à participação do eleitor nas eleições municipais de 2012, para o executivo e legislativo.
2 PARTICIPAÇÃO
...