Pessoa idosa
Por: rainiery • 28/4/2015 • Projeto de pesquisa • 2.341 Palavras (10 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS
CURSO SERVIÇO SOCIAL – EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
PROJETO DE INTERVENÇÃO
OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
ALTA FLORESTA
AGOSTO/ 2013
[pic 3]
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS UNITINS
CURSO SERVIÇO SOCIAL – EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
PROJETO DE INTERVENÇÃO
OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Grupo: Conviver de Alta Floresta
Aline Graciele de Oliveira – Acadêmica
Rainiéry Miranda de Abreu Leitzke – Acadêmica
Vera Cunha Da silva – Supervisora Acadêmica
Roseli Correa de Souza – Supervisora de Campo
- APRESENTAÇÃO
O Município de Alta Floresta, Mato Grosso, se deu Início na década de 70, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização. No dia 19 de Maio de 1976 fundou-se o município de Alta Floresta. É importante lembrar que a sua emancipação político-administrativa se deu em 18 de Dezembro de 1979 através da Lei Estadual nº4.157 autoria do Deputado estadual Osvaldo Sobrinho.
O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS do Município de Alta Floresta- MT, foi o campo de estágio escolhido para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da prática profissional e para a realização no nosso projeto de intervenção, A sua habilitação foi em 07/12/2010 pela Secretaria Municipal de Assistência Social, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O CRAS é uma entidade de proteção básica, pública estadual, de base territorial geralmente localizado em área de vulnerabilidade.
Na prática de observação realizada constatamos que o atendimento prestado aos usuários do CRAS, mas principalmente a ofertada a demanda dos idosos, seja em atendimento pontual, seja em grupo de convivência nos foi possível conhecer a dinâmica de atendimento e conhecer a sua realidade. É realizado um trabalho muito cuidadoso com os idosos onde aproximadamente 150 idosos participam ativamente das atividades. Realizam encontros regulares, duas vezes por semana, onde é trabalhado o fortalecimento de vínculos, desenvolvendo a pratica de exercícios físicos, entre outras atividades onde todos são participativos.
A população idosa tem crescido em todo o mundo, e não é diferente em Alta Floresta. A expectativa de vida está sendo ampliada, aumentando assim de forma significativa os idosos. Sentimos a necessidade de fazer um trabalho direcionado a pessoa idosa para capacitar a eles e a sociedade em geral sobre seu direitos.
- JUSTIFICATIVA
O presente projeto denominado Os Direitos da Pessoa Idosa, visa realizar um trabalho com os idosos participantes do grupo de Convivência e fortalecimento de vínculos, direcionado a terceira idade. Um dos nossos anseios é que estima-se que o Brasil será um dos países que possuirão uma das maiores populações idosas do mundo, segundo dados referidos pelo IBGE. As famílias diminuíram e hoje em dia os casais optam por ter entre um e dois filhos em média. Estima-se que em 2050 seremos 290 milhões de habitantes e uma grande parcela da população estará concentrada entre 45 a 70 anos. Com o aumento da expectativa de vida também será observada uma expansão da população entre 70 a 85 anos. A população idosa encontra-se em ascensão, transformando a pirâmide etária dentro de seu próprio grupo. Isto significa que a população idosa também está envelhecendo.
Estas transformações repercutiram na estrutura política, através da necessidade maior de realização de políticas públicas voltadas ao atendimento dos idosos, com a criação de legislações protetivas, que procuram efetivar e complementar o princípio da dignidade da pessoa humana.
Será que estamos preparados para lidar com esta imensa população idosa de forma adequada? È possível perceber alguns avanços, mesmo que ainda tímidos, frente aos desafios futuros na direção de fomentar a criação de políticas públicas concentradas nas necessidades de inclusão dos idosos na sociedade e no trabalho. A atenção é especialmente importante em um grupo de terceira idade, pois alguns dos integrantes podem ter mais dificuldade para se comunicar do que outros. É claro que isso também significa estudar e saber o suficiente sobre o assunto para ser capaz de entender a demanda, mesmo porque frequentemente nenhum dos integrantes dirá diretamente o que precisa, e cabe ao psicólogo e ao assistente social a capacidade de interpretar a situação, a necessidade individual é ao mesmo tempo a necessidade coletiva. Desta forma, o grupo não é a resposta para todos os problemas, mas sim um instrumento importante na construção das possibilidades de atendimento. Uma vez que a demanda é identificada, pode-se proceder a análise e á escolha do foco e dos possíveis temas geradores, na qual a problemática se faz necessária para a solução dos mesmos (Carvalho e Gobato, pag.04).
É de grande importância que se realize um trabalho com o grupo de idosos, conduzindo um diálogo de maneira equilibrada em seus vários momentos, gerando no grupo motivação, conhecimento desta fase que estão vivenciando, quebra de preconceitos e mitos, esclarecimentos de dúvidas e questões relacionadas ao cuidado com a saúde, direitos e outros temas de interesse do grupo. Dessa forma os profissionais envolvidos no projeto, com suas especificidades, podem estabelecer uma relação com esta temática, buscando um diálogo aberto, participativo e dinâmico com o grupo a ser trabalhado.
Desta forma o advento do Estatuto do Idoso possa realmente representar uma mudança de paradigma, já que amplia o sistema protetivo desta camada da sociedade, caracterizando verdadeira ação afirmativa em prol da efetivação da igualdade material. Daí a importância do estudo deste importante documento, para a conscientização da pessoa idosa e da população num geral, no sentido de respeitar os direitos, a dignidade e a experiência de vida desta camada tão vulnerável da sociedade.
Queremos que os direitos legados aos idosos, juntamente com a sua cidadania seja conhecida e respeitada por todos, para se concretizar as diversas conquistas já alcançadas, e ter condições de buscar outras melhorias para a vida do idoso, fazendo assim que se cumpra os direitos assegurados por lei.
...