Petição
Dissertações: Petição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marmotta • 24/3/2015 • 771 Palavras (4 Páginas) • 106 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE DIREITO
MARIANA SCHÖNERWALD
FONTES DO DIREITO - EQUIDADE
SÃO LEOPOLDO
2011
MARIANA SCHÖNERWALD
FONTES DO DIREITO - EQUIDADE
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina metodologia da pesquisa, pelo Curso de Direto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos –
introdução
A ideia de equidade, analisada por Aristóteles em “Ética a Nicômaco”, representa a justiça do caso concreto. O direito contemporâneo mesmo ainda a relaciona com os conceitos de direito natural. Significa dizer que o direito positivo, por muitas vezes, tem sua ação limitada, no sentido de que não prevê todas as possibilidades de fenômenos fáticos, e apoia-se no princípio da equidade para preencher essa lacuna.
Exemplo prático desse fato é o setor brasileiro da saúde, especialmente quando observada a sua realidade de disparidades e situações específicas que acumulam-se à espera de uma solução por parte do Estado. A discussão em torno de uma política equitativa na área da saúde teve seu início nos anos 80, no entanto, o que se observa atualmente é um número ainda maior de iniquidades comparado à poucas situações restauradas pela equidade. Em função da subjetividade do conceito de justiça social adotado por cada entidade social, se faz necessária a distinção entre distribuição desigual de recursos e inquidade, sendo que a primeira muitas vezes pode ser indicador da presença de equidade.
Por tudo isso, conclui-se que há uma interpretação distorcida de equidade dentro das políticas de saúde social no Brasil, identificada nos inúmeros casos de abandono da questão da saúde nas classes mais necessitadas, fazendo necessária a discussão do assunto através do estudo de casos concretos e atuais, e a busca de novas alternativas para a solução dos mesmos.
1.1 Tema
Fontes do Direito – Equidade.
1.2 Delimitação do tema
A equidade como meio de correção das desigualdes no setor brasileiro da saúde.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo geral
Expor os marcos históricos da conceituação de equidade, bem como sua análise e definição na doutrina do direito contemporâneo. Estabelecer uma conexão entre o conceito e sua utilização efetiva no âmbito das políticas brasileiras de saúde social. Identificar situações de risco e propor possíveis soluções.
1.3.2 Objetivos específicos
Elaborar um projeto de pesquisa para a atividade acadêmica Metodologia da Pesquisa.
1.4 Hipótese
Apontar a correta utilização do príncipio da equidade com enfoque nas políticas de saúde pública.
...