Piaget, Vygostsky E Wallon
Artigo: Piaget, Vygostsky E Wallon. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lya1266 • 21/2/2014 • 583 Palavras (3 Páginas) • 431 Visualizações
Comparação entre Piaget, Vygotsky e Wallon
Vamos falar de três autores com teorias muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.
Piaget era suíço e formado em biologia, Vygotsky era russo e estudou direito e literatura, Wallon era francês e formado em psicologia, medicina e filosofia.
Na teoria de Jean Piaget o conhecimento é construído a partir da relação do sujeito com o objeto dependendo do grau de desenvolvimento das suas estruturas cognitivas.
Já Vygotsky dizia que o ser humano faz parte de uma espécie que por mais parecidos que sejam em alguns aspectos existem fatores genéticos individuais. Que o conhecimento se dá através da relação entre a cultura, o grupo social e o indivíduo. Motor,
Wallon, além de dar importância ao corpo da criança e a maturação biológica, considera importante a emoção. Para ele, o entendimento sobre o processo de desenvolvimento da criança e sua relação com o meio em que vive se dá através da observação, levando em conta os aspectos culturais, familiar e social.
Piaget e Wallon utilizam a teoria dos estágios. Porém, na teoria de Piaget eles são quatro: sensório motor, pré operatório, operatório concreto e operatório formal.
Na teoria de Wallon, o indivíduo pode se encontrar em dois estágios ao mesmo tempo, um dentro do outro, são eles: impulsivo emocional, sensório motor, personalismo, categorial e adolescência.
Vygotsy enfatiza a importância do meio cultural, das relações entre os indivíduos e seus processos de transformação. Ele afirmava que a aprendizagem se dá através da relação do sujeito com o meio que o cerca e que o início dessa construção acontece no contexto familiar, enquanto a mãe está grávida e logo após o nascimento. Mostra a importância da escola, o quanto ela é fundamental no desenvolvimento humano, em conjunto com a família.
Piaget nos traz os seguintes conceitos:
• Esquema, é referente ao que já sabemos e vai aumentando na medida que vamos aprendendo.
• Equilibração, é quando o conteúdo não faz parte da pessoa, apartir do momento que o mesmo aprende. Para que essa equilibração aconteça, é necessário assimilar (interpretar, o olhar sobre o objeto) e acomodar ( reorganizar nas estruturas já existentes).
Para Piaget, existe o pressuposto de que há uma conjuntura de relações interdependentes entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.
Vygotsky nos traz a mediação simbólica que é feita através dos signos que são construídos culturalmente e que são compartilhados por todos. Para ele, a linguagem também é muito importante para a comunicação, a criança fala a língua do ambiente em que vive, pois já nasce em um ambiente falante; ele relata também que o brinquedo, o jogo simbólico e o jogo de papéis são muito importantes, pois a criança transita pelo mundo imaginário, seguindo as regras da escola, mesmo que sem saber. O professor estabelece uma relação entre a zona de desenvolvimento real, que é o conhecimento que a criança já tem e a zona de desenvolvimento potencial, o conhecimento que ela não tem e pode alcançar.
Wallon como Piaget reconhece o fator orgânico, biológico, mas relata que o mesmo é a primeira condição
...