Platão e seu tempo
Tese: Platão e seu tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marianass18 • 10/6/2014 • Tese • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 316 Visualizações
1 - Platão e sua época
Platão nasceu em Atenas em 428 ou 427 a.C e morreu em 348 ou 347 a.C .A vida de Platão transcorreu , numa época em que a liberdade política dera a Grécia e particularmente a Atenas , excepcionais condições de desenvolvimento econômico e cultural . Na democracia ateniense , o governo era exercido diretamente pelos cidadãos reunidos na Assembleia ( homens livres e nascidos na cidade , sendo excluídos estrangeiros , as mulheres e os escravos ) . Esta democracia ( governo do povo ) era exercido por uma parcela da população . A Assembleia , após a leitura da pauta dos assuntos a serem debatidos , era pronunciada a fórmula tradicional : ''Quem pede a palavra ? '' , qualquer cidadão podia faze-lo mais assumiam o comando os habeis com a palavra ou a arte da argumentação e da persuasão . A eloquência era um instrumento fundamental do poder .
2- A academia
A academia é a primeira instituição permanente de pesquisa e ensino superiores do Ocidente , primeiro modelo de universidade .Seu objetivo não era apenas fazer investigações cientificas e filosóficas mais também ser um centro de preparação para um atuação politica baseada na busca da verdade e da justiça , além disso , era um conjunto de procura da verdade , exercício permanente para conhecer mais e melhor .
3- As obras de Platão
As obras de Platão geralmente são dividas em :
Dialogo da juventude ou socrático : Defende a ideia de Sócrates e o apresentam com temas morais , sem chegar porém a conclusões .
Diálogos da maturidade : Quando Platão reafirma cada vez mais independência de seu pensamento em relação ao de Sócrates .
Diálogos da velhice : Apresenta a última formulação do pensamento platônico .
O pensamento oral de Platão foi em parte transcrito por seu discípulo Aristóteles .
4- O dialogo Sócratico
O objetivo da dialogação conduzida por Sócrates é despertar que a pessoa não sabe o que ela pensava saber . Esse caminho de autoconhecimento passa pelo significado das palavras que ele vinha usando sem consciência clara .
5-Dialética platônica e método dos geômetras
a dialética platônica vai além do psicológico para tornar-se um confronto de teses. Platão levanta então uma tese, uma hipótese, que será melhorada e aperfeiçoada ao longo da discussão. Logo em seguida levanta uma antítese contrariando a tese inicial. A partir desse confronto de ideias que surge a dialética platônica numa conciliação de ideias opostas e complementares.O "método dos geômetras" consiste em partir de uma proposição geral e verificar se ela se sustenta em casos particulares, uma vez confirmada a hipótese, chega-se então ao conhecimento verdadeiro.
6- Crítica ao conhecimento sensível
Platão acredita que permanecer no nível das sensações é tornar impossível a construção de um conhecimento seguro e estável . Um conhecimento baseado somente nas sensações é conhecimento daquilo que parece a cada pessoa , no momento em que aparece como tal .
7- A doutrina das ideias
Como primeiro passo para sua metafísica, Platão julgou indispensável elaborar uma teoria do conhecimento. O problema com o qual ele se defrontou foi o problema do ser. Uma vez que os sentidos nos revelam as coisas como incorpóreas e imutáveis, ao passo que a inteligência nos revela sua unidade e permanência, procurou uma solução que conciliasse o testemunho dos sentidos e as exigências do conhecimento intelectual.
8- Alma e reminiscência
Segundo Platão reminiscência seria a lembrança do que a alma contemplou em uma vida anterior, quando, ao lado dos deuses, tinha a visão direta das ideias.
...