Política do Brasil
Artigo: Política do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanderson03 • 14/5/2014 • Artigo • 270 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Brasília – Agora é definitivo. Os senadores instalaram, há pouco, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, restrita apenas ao Senado. Ainda há a espera para que até a próxima semana passe a funcionar uma CPI mista ou que o Supremo Tribunal Federal (STF) acate recurso apresentado pelo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), e autorize investigações de abrangência mais ampla por parte da comissão – passando por vários temas. Porém, de concreto, mesmo, o que se tem é a formalização do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) na presidência da CPI e do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), na vice-presidência. O relator é José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso.
Ficou acertado que a primeira reunião, de fato, para agendamento das audiências e início prático dos trabalhos, será realizada a partir das 15h30 desta quarta-feira (14). Não sem, antes, ter havido troca de acusações entre base aliada e oposição nos corredores das comissões técnicas do Senado e recusa, por parte de alguns parlamentares, de integrar a CPI.
Na sala de instalação dos trabalhos, o único parlamentar da oposição que compareceu foi o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), que disse ter sido enviado até lá a pedido do líder do partido, senador Aloysio Nunes (SP). “Somos contra essa comissão porque queremos a CPI mista, mas vim para que o PSDB não fique ausente de tudo e, inclusive, para tomarmos conhecimento dos trabalhos. Queremos saber como o governo vai agir”, afirmou, num tom de crítica em relação à base aliada. Além de Miranda, Renan Calheiros indicou, também, Wilder Moraes (DEM-GO) e Lucia Vânia (PSDB-GO), mas estes dois últimos não aceitaram integrar a comissão.
...