Pre-projeto de pesquisa
Por: freitas73 • 21/10/2016 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 343 Visualizações
ALEXSANDRA BENTO DE FREITAS
RA:439367
ANNA PAULA FERNANDES ETZLER
RA: 415412
DIRCELENE MARIA DE SOUZA
RA: 408880
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
RECIFE 13 DE JUNHO DE 2016
ALEXSANDRA BENTO DE FREITAS
RA:439367
ANNA PAULA FERNANDES ETZLER
RA: 415412
DIRCELENE MARIA DE SOUZA
RA: 408880
Pré-projeto de pesquisa trabalho de conclusão de curso I do Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina Trabalho de conclusão de curso I
RECIFE 13 DE JUNHO DE 2016
TEMA:
Violência contra a mulher, abordando suas consequências e seus diferentes tipos, sua problemática que afetam toda a sociedade e soluções para a diminuição desta realidade.
JUSTIFICATIVA:
Ao colocarmos nossa temática dentro do campo de gestão social e de políticas públicas, violência contra a mulher para a elaboração da pesquisa social foi utilizada da metodologia científica para alcançar novos conhecimentos sobre a realidade social em seu mais amplo contexto. São feitas investigações realizadas no campo das mais diversas ciências sociais a fim de gerar transformações em determinada realidade
Gil explica que “o objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas, mediante o emprego de procedimentos científicos”. (GIL, 2011, p.26).
O pré-projeto de pesquisa discorre sobre a sistematização do conhecimento adquirido a partir da prática de estágio, que foi realizada junto ao Centro da Juventude/ IEDES
Acerca da fundamentação das discussões para a elaboração do referido pré- projeto, utilizou-se como metodologia, observações cotidianas, informações registradas no diário de campo, assim como obtenção de informações da instituição, realização de pesquisas com os beneficiários, revisões bibliográficas acerca da violência contra a mulher, abordando suas consequências e seus diferentes tipos, tais como violência física, psicológica, moral, sexual e social.
Esta temática abordada não encontramos apenas no CJ e sim na realidade de toda a sociedade nos artigos e livros pesquisados foi possível perceber o alto índice de mulheres que são vítimas de violência das mais diversas formas.
Referente as reflexões obtidas nas coletânea pesquisadas, identifica-se que o ponto principal desta realidade é ter a educação como base no fortalecimento da mulher na sociedade e como também ao combate da violência, as manifestações feministas são de extrema importância para a que seja modificada essa visão da mulher, essa lutas influenciam na legislação e nas execuções de políticas mais eficientes.
A Organização Mundial da Saúde (1996) apud Silva, Coelho e Capone (2007) define a violência como uso intencional da força, ou seja, do poder físico, proporcionando ameaças contra si mesmo, contra outras pessoas, grupos ou comunidades, causando lesões, morte, danos psicológicos ou privações.
PROBLEMA:
A violência contra as mulheres é um problemática que afeta toda a sociedade de forma em geral, está violência é vista como uma questão social, e de saúde pública. Ainda é uma realidade muito vivenciado em nosso pais, como também está em países que são ricos e pobres e em qualquer classes sociais ou religião religiões.
...