Preconceito X Discriminação
Trabalho Universitário: Preconceito X Discriminação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beatriz2014p • 23/3/2014 • 2.594 Palavras (11 Páginas) • 545 Visualizações
Preconceito
O que é Preconceito?
Por preconceito entende-se "o conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; julgamento ou opinião formada sem levar em conta os fatos que o contestam". Trata-se de um prejulgamento (em francês, préjugé), isto é, algo já previamente julgado.
É interessante notar o caráter de inflexibilidade que está embutido no termo: o indivíduo preconceituoso é aquele que se fecha em uma determinada opinião, deixando de aceitar o outro lado dos fatos.
É precisamente por isso que ninguém assume ser preconceituoso. Frequentemente ouvimos as pessoas dizerem: "Eu não tenho preconceito, mas não gosto de negros". Temos aí uma evidente contradição: ninguém quer ser tachado de preconceituoso, pois essa palavra é pejorativa, mas a segunda parte dessa frase revela que o negro já foi julgado e condenado sem apelação.
O significado da palavra 'preconceito' segundo o dicionário AURÉLIO:
Preconceito: S. m. 1. Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. P. ext. Supertição, crendice; prejuízo. 4. P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.
Preconceito e a História
O preconceito está presente nas relações humanas desde a mais remota história da Humanidade. Durante todo seu processo de experiência de vida o ser humano vai incorporando valores, sentimentos, idéias, que vão se perpetuando na mente, muitas vezes em defesa de um modo de pensar e de viver que não é aceitável por todos. Esta é a base cognitiva do preconceito que se denomina estereótipo: um padrão mental de avaliação da realidade que se expressa através de atitudes, no preconceito propriamente dito.
O conceito de determinado objeto não é formado em nossa mente, apenas pelo seu caráter real, isto é, as impressões sensoriais imediatas, mas também pelas idéias pré-existentes acumuladas em nossa mente, que formam o estereótipo, por exemplo: "político", "mulher", "negro", "judeu", muitas vezes trazendo conotações equivocadas.
Trata-se de uma predisposição mental para pensar, sentir e agir, em relação a determinado tema, o que decorre de experiências pessoais, principalmente por imitação de conceitos dos pais, professores e amigos que já têm essa visão cristalizada. Portanto, o preconceito deve ser compreendido buscando-se a origem e a forma de divulgação das idéias nos grupos e na comunidade, além do modo pelo qual cada indivíduo as integra em sua própria personalidade. Modelos de comportamento, conceitos do que é certo ou errado vão sendo imposto, e vai ocorrendo um deslocamento entre a realidade e a imagem construída, gerando intolerância, injustiça, discriminação e até violência, como barreira ao progresso da Humanidade.
Há grande dificuldade em se conviver com as diferenças, pela estranheza e ameaça que o diferente nos causa, chegando até à concorrência e à competição (terrenos férteis para gerar e fazer crescer o preconceito). Cada um tem o direito de achar correto ou incorreto o que quiser, mas jamais de tirar oportunidade de outras pessoas.
Faz-se indispensável à luta contra a desinformação, como principal estratégia contra preconceitos de quaisquer origens ou características.
O conhecimento tem provado historicamente que é o grande vetor do progresso da Humanidade, em todos os tempos; e certamente pode ser um instrumento a serviço da convivência salutar entre os seres humanos, começando por nós mesmos, cada um no seu pequeno mundo, "desarmando-se", conscientizando-se de que o respeito à diversidade desfaz o preconceito, em prol da construção da paz no mundo.
Discriminação
O que é Discriminação?
Discriminação é um substantivo feminino que significa distinguir ou diferenciar. No entanto, o sentido mais comum desta palavra aborda a discriminação como fenômeno sociológico.
A discriminação acontece quando há uma atitude adversa perante uma característica específica e diferente. Uma pessoa pode ser discriminada por causa da sua raça, do seu gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação social, etc.
Uma atitude discriminatória resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, cultural, político ou econômico.
A discriminação racial é das formas mais frequentes de discriminação, e consiste no ato de diferenciar, excluir e restringir uma pessoa com base na sua raça, cor, ascendência ou etnia. Existe também a discriminação social (quando uma pessoa é tratada de forma desigual por pertencer a uma classe social diferente) e religiosa (quando uma pessoa é marginalizada por causa da sua religião).
De acordo com o artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, "todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação." Ao longo dos anos, a Organização das Nações Unidas tem feito vários esforços para erradicar a discriminação nas sociedades das nações integrantes.
A segregação e exclusão social são resultados graves da discriminação, que têm um impacto muito negativo na sociedade.
Discriminação Direta
Quando uma pessoa com deficiências ou incapacidades seja objeto de um tratamento menos favorável que aquele que é, tenha sido ou venha a ser dada a outra pessoa em situação comparável; por exemplo, um empregador recusa contratar uma determinada pessoa em virtude de esta se deslocar em cadeira de rodas.
Discriminação indireta
Quando uma disposição, critério ou prática aparentemente neutra seja suscetível de colocar pessoas com deficiências e incapacidades numa posição de desvantagem comparativamente com outras pessoas.
Discriminação positiva
A discriminação positiva acontece quando uma pessoa que pertence a um grupo que sofre frequente discriminação é favorecida por isso. Assim, uma pessoa
...