Princípios Fundamentais Do Código De Ética- CODIGO VI
Casos: Princípios Fundamentais Do Código De Ética- CODIGO VI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilasales • 18/11/2014 • 253 Palavras (2 Páginas) • 596 Visualizações
• Princípios Fundamentais do Código de Ética
VI. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
O Código de Ética do/a Assistente Social, em seus princípios fundamentais mostra a negação de todo e qualquer tipo de preconceito, seja por classe social, etnia, religião, etc. E o preconceito abre espaço para expressões de discriminação.
O preconceito é contrário a princípios fundamentais: liberdade, dignidade, respeito, democracia. E a discriminação na sociedade ocorre quando não criticamos a falsa inferioridade que é colocada no homossexual, no negro, nas mulheres, em seguidores de uma crença que não é dominante. Mas também há várias expressões do preconceito, por exemplo: intolerância, indiferença, situações vexatórias, etc.
Assim, o empenho na eliminação, abolição do preconceito deve ser defendido por todos os indivíduos e profissionais que visam à construção de uma sociedade emancipada e a consolidação de uma democracia plena. É importante que as partes que são socialmente discriminadas, lutem pelos seus direitos, bem como a conquista de leis que favoreçam a igualdade e a democracia. Entendendo-se assim, que a superação do preconceito consiste em refletir e criticar desvalores.
De acordo com este principio, cabe ao assistente social esta reflexão por conta da possibilidade de transformar atitudes preconceituosas e fortalecer a luta pela realização do projeto de emancipação humana. É dever, portanto do assistente social incentivar o respeito à diversidade, a participação dos grupos discriminados e a explicitação e o debate das diferenças na sociedade.
...