Processo Penal III
Exames: Processo Penal III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancasonara • 1/8/2013 • 217 Palavras (1 Páginas) • 844 Visualizações
APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA
Ticio e Caio, foram acusados de receberem vultosa quantia em dinheiro através de emissão de duplicadas sem causa debendi, com o que causaram prejuízo a terceiros, tendo o parquet capitulado à infração no art. 172, CP. Na sentença, o juiz entendeu que a narração do fato na exordial permitia, e, assim, condenou os acusados nas penas do art. 171, caput, do CP. Diga sobre o acerto ou desacerto da decisão, bem assim se ocorreu emendatio libelli ou mutatio libelli.
Acertou o juiz, com base no Art. 383CPC. O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave.
EMENDATIO LIBELLI – ocorre quando há uma errada classificação/descrição da infração contida na denúncia ou queixa, podendo o juiz atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em conseqüência, tenha de aplicar pena mais grave.
EXERCÍCIO COMPLEMENTAR
Marque a opção CORRETA.
Entendendo o Juiz sentenciante ser possível dar nova definição jurídica ao fato criminoso da qual resultará pena mais grave, ainda que não modifique a descrição do fato contido na denúncia, deverá:
A) Baixar os autos em cartório para as partes se manifestarem.
B) Abrir vista o Ministério Público para aditamento da denúncia, no prazo de 5 (cinco) dias.
C) Proceder a emendatio libelli.
D) Reabrir a instrução criminal.
...