O Projeto Ensino Fundamental
Por: Rejane Maria • 16/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.137 Palavras (13 Páginas) • 453 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DESENVOLVIMENTO MOTOR
BELÉM
2019
ANA CRISTINA SOUSA DA SILVA CHAVES
ELLEN DE PAULA MEDEIROS
LEONICE DINIZ COELHO
ROSEANE DA SILVA BARBOSA
VANDREIA KAROLLINE FERREIRA MARQUES
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DESENVOLVIMENTO MOTOR
Projeto de Pesquisa- PPA apresentado como requisito para obtenção do título de graduação em Pedagogia, da Universidade Paulista - UNIP sob a Orientação do professor: Amilton Gonçalves Sá Barreto.
BELÉM
2019
SUMÁRIO
1 RESUMO-----------------------------------------------------------------------------------------------3
2 INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------5
3 JUSTIFICATIVA--------------------------------------------------------------------------------------7
4 SITUAÇÃO- PROBLEMA--------------------------------------------------------------------------8
5 OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------------------8
6 EMBASAMENTO TEÓRICO----------------------------------------------------------------------9
7 PERCURSO METODOLÓGICO----------------------------------------------------------------13
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES-----------------------------------------------------------------14
9 AVALIAÇÃO-----------------------------------------------------------------------------------------15
10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS---------------------------------------------------------16
RESUMO
O objetivo deste estudo foi explicitar a importância do brincar como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil em ambiente escolar, a partir de uma leitura crítica das proposições teóricas publicadas no meio acadêmico relacionado a essa temática. Para isso, estabeleceram-se como objetivos específicos descrever o desenvolvimento infantil com base em Piaget, Vygotsky e Wallon; distinguir os conceitos de brincar, brinquedo e brincadeira com ênfase nos significantes do jogo e explanar sobre a presença do brincar na Educação Infantil como uma ferramenta metodológica. O método utilizado para a realização deste estudo foi à pesquisa bibliográfica na literatura científica brasileira, utilizando-se os indexadores “A importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança” e “O brincar na Educação Infantil”. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível apresentar e discutir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, sobretudo sua utilização na Educação Infantil. Com base nas teorias do desenvolvimento de Piaget, Vygotsky e Wallon, constrói-se uma visão integrada do aluno que por meio da fantasia e imaginação vivenciados no brincar interage e conhece a realidade, lida com os conflitos e angústias provenientes do desenvolvimento assimilam novos conhecimentos, simboliza e significa sentimentos. Concluiu-se que a utilização do brincar como uma metodologia de ensino apresenta-se como um desafio para a prática docente e ao mesmo tempo expande horizontes frente ao desenvolvimento psicossocial da criança.
PALAVRAS CHAVE: Aprendizagem. Brincar. Desenvolvimento da criança.
Educação Infantil.
3
2 INTRODUÇÃO
A prática lúdica possui importante significação na vida do individuo, a brincadeira possibilita a criança criar e manifestar suas fantasias promovendo o seu desenvolvimento, nesse sentido, o lúdico pode ser considerado como um fator relevante no que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial e da aprendizagem do indivíduo. (MARCELINO apud MOREIRA; SCHWARTZ, 2009).
Dessa maneira, por meio do lúdico a criança pode elaborar melhor seus anseios e angústias tornar- se capaz de lidar com questões como ganhar e perder, diminuir a ansiedade nos momentos de conflito o que gera motivação e maior comprometimento com a atividade que está sendo desenvolvida. Assim, o brincar por si só já é uma atividade prazerosa à criança que munida da liberdade de criar, destruir e reconstruir adquire melhorias no seu desempenho psicomotor e social. (AUCOUTURIER, 2007).
Ainda de acordo com o autor, o modelo escolar tradicional faz com que as crianças fiquem presas num “cárcere escolar”. Na escola se aprende o conteúdo das disciplinas e se exige um comportamento pautado na submissão aos professores e aos regimentos da instituição que na maioria das vezes acaba privando os alunos da liberdade, espontaneidade e alegria, que caracterizam as manifestações lúdicas da infância.
“Favorecer o desenvolvimento harmonioso da criança, é, antes de qualquer coisa, dar-lhes a possibilidade de existir como sujeito único e, expressar seu discurso particular específico, diante dos avatares de sua história pessoal,”. (AUCOUTURIER, 2007, p. 171).
A partir dos pressupostos da psicomotricidade relacional que “... enfatiza a comunicação humana e comportamentos afetivo-emocionais indispensáveis à conquista do conhecimento e ao bem estar pessoal e social com função preventiva” (VIEIRA, 2013, p. 66), infere-se que a criança, ao desenvolver suas capacidades relacionais e individuais poderá ampliar seus horizontes de aprendizagem explorando melhor suas potencialidades.
...