Projeto Integrado
Casos: Projeto Integrado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticialazaro • 23/5/2014 • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 331 Visualizações
1991-2000
Definida a filosofia empresarial, teve início o Processo da Qualidade Serasa Experian, para atender às necessidades de melhoria e qualidade total.
Foram instituídos o Planejamento Estratégico e a operacionalização da estrutura Foco-Matricial-Bipolar; a Serasa Experian adotou os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e, em 1995, tornou-se a primeira organização de origem totalmente brasileira a receber o PNQ, maior reconhecimento a Excelência em Gestão do País, conquistando a condição de Empresa Classe Mundial. Passou a publicar e distribuir o Relatório Anual.
Em 1997, iniciou o processo de Certificação ISO para seus principais processos.
Em 2000, conquistou novamente o PNQ, tornando-se a primeira empresa a recebê-lo pela segunda vez.
2001-2007
Em 2002, foi a primeira empresa a conquistar, para o Brasil, o Prêmio Ibero-americano da Qualidade. Tornou-se Autoridade Certificadora e Registradora, fornecendo todos os tipos de Certificados Digitais em operação no mercado brasileiro. Inaugurou a Sede Serasa Experian, um prédio inteligente. Foi a primeira empresa das Américas a receber a Certificação BS7799 2:1999 sobre Gestão da Segurança da Informação, conferida pela Certificadora Alemã DQS GmbH.
Em 2003, a Sede Serasa Experian recebeu, em caráter inédito no Brasil, a certificação NBR9050:94, que garante acessibilidade e livre trânsito a pessoas com todos os tipos de deficiência.
Em 2004, a Serasa Experian participou da propagação da Certificação Digital entre os mais variados segmentos, realizando a implementação da primeira operação de câmbio com certificação digital no Brasil; a emissão da primeira apólice de seguros eletrônica do País; a assinatura digital em prontuários médicos eletrônicos; a incorporação dessa tecnologia nos processos do Ministério Público e da Justiça do Trabalho.
Em 2005, tornou-se a única a conquistar, pela terceira vez, o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
Em 2006, foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking feito pelo Great Place to Work Institute e divulgado pela revista Época. Foi a única empresa brasileira a receber, pela segunda vez, o Prêmio Ibero-americano da Qualidade e a primeira a conquistar a certificação NBR16001: 2004 – Sistema de Gestão da Responsabilidade Social. Conquistou o prêmio de Melhor Relatório Corporativo de Empresas Fechadas, pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).
Em 2007, a Serasa foi adquirida pela empresa Experian plc. No mesmo ano, foi incluída no Guia Exame de Sustentabilidade, da revista Exame, como uma das 10 empresas-modelo do Brasil.
Ciclo Atual
Em 2008 é lançado no mercado um novo nome: Serasa Experian. É eleita uma das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina, no ranking feito pelo Great Place to Work Institute. Chegaram a Sede Serasa Experian as divisões do Grupo Experian: (DA – Decision Analytics e MS- Marketing Services) para agregar valor ao conceito Serasa já consolidado no mercado com o enriquecimento do portfólio de soluções que abrangem todas as fases do ciclo de crédito.
Em 2009 a Serasa Experian foi eleita uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar do ranking da revista Você S/A em parceria com a Revista Exame; está entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar da Revista Época em parceria com o Great Place to Work Institute entre outros títulos obtidos no decorrer do ano de 2009.
1.9 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
A Serasa Experian atua com alta diversificação e pluralidade de mercados, produtos e tecnologias, fazendo com que a concorrência direta ocorra pontualmente, em relação a determinado produto do portfólio de soluções oferecidas pela empresa.
Essa concorrência é exercida por algumas empresas de grande porte, inclusive multinacionais, e por uma maioria de serviços de informações prestados por pequenas empresas com atuação específica e localizada.
Perfil da Concorrência e Principais Concorrentes
Os potenciais concorrentes da Serasa Experian são bancos estrangeiros, Serviço Central de Proteção ao Crédito e a norte-americana Equifax.
A intensificação da concorrência a que a Serasa Experian está sujeita e o tamanho dos concorrentes varia, dependendo do mercado de atuação. Portanto, a posição competitiva da empresa nesses mercados depende da força relativa dos concorrentes em cada um deles.
Duas principais concorrentes e ponto forte e ponto fraco delas
Ponto forte Equifax
Maior fornecedora mundial de informação de crédito comercial que opera em 14 países e em elevação na América Latina com uma taxa de crescimento superior à da média mundial. Está no Brasil desde 1998. Em 2006 a expansão regional foi de 21%, ante 8% de todo o grupo, que obteve no período uma receita de US$ 1,55 bilhão.
Ponto fraco Equifax
Não tem grande atuação no Brasil, seus produtos atendem em grande maioria a necessidade de pessoas jurídicas. Suas unidades estão localizadas em 11 estados brasileiros abrangendo as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul.
Ponto forte S.C.P.C.
Soluções para pessoas jurídicas, além de contar com a segurança do banco de dados próprio no mercado, possuindo abrangência nacional e precisão no conteúdo de seus serviços. As soluções voltadas para análise de crédito às pessoas físicas foram criadas para proteger os negócios e são indicadas de acordo com o tipo de análise necessária: informação, análise cadastral, gestão de risco e serviços inteligentes.
Possui uma base móvel para as pessoas físicas, visando às dificuldades de acesso a agências da empresa, que são indicadas para realização de consultas e fazer solicitações gerais. Solicitações estas, que a Serasa Experian não disponibiliza mediante comparecimento pessoal como exclusão de registros de consultas e até regularização das pendências financeiras.
Ponto fraco S.C.P.C.
Base de dados apenas nacional e maioria de suas soluções voltada para análises de crédito a pessoas físicas.
Não tem uma base de dados de informações sólidas para atuação independentemente, pois boa parte
...