Questão de raça no Brasil
Artigo: Questão de raça no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jelbrito14 • 29/9/2014 • Artigo • 339 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
Brasil racista de todos nós!
Existem muitos tipos de discriminação que podem atingir os sentimentos de muitos desmoralizando-os e que podem até levar a morte, em que as pessoas não aceitam os outros só porque não são iguais a eles mesmos, e muitas vezes numa região ou num país há uma discriminação generalizada do que é diferente, deixando de parte os outros. Como não tem ajuda acabam por viver em condições péssimas de vida humana, e acabam por viver na pobreza. Desses vamos destacar a discriminação quanto à classe social/ à raça, pois levam os seres humanos à pobreza.
O Brasil está longe de ser um país para todos. A questão racial no Brasil é tão ridiculamente desconsiderada pelo povo nas ruas, que a liderança do movimento negro brasileiro, para se justificar seu coitadismo de “maioria negra” prejudicada pela “minoria branca” foi obrigada a incluir na categoria de “raça negra” todos os nossos mestiços como mulatos, caboclos, caiçaras, mamelucos, cafusos etc.
O maior exemplo atual de racismo é a inclusão por cotas.Era óbvio que o baixo número de pessoas negras nas universidades não se devia somente ao preconceito racial, mas a uma falta de preparo que os tornasse competentes para se formar em bons médicos, bons advogados e bons engenheiros. portanto a causa estava na formação básica dada a essas pessoas nas Escolas Públicas cujos exemplares de referência na área de educação sempre foram raros.
“Para um país como o Brasil que é multicores, multisons, e multimídia, racismo acende apenas um interruptor: a segregação racial. Brancos soberanos. Negros súditos. Brancas são protagonistas. Negras são domésticas. O que existe de opiniões e obras sociológicas e antropológicas a esse respeito não está escrito, digo, está escrito. Enfadonho regurgitar.”
Portanto, o desafio em construção, é a luta pela afirmação de uma instituição escolar pública , comprometida com a quebra de modelos racistas, atuando pedagogicamente para a mudança em todas as situações de discriminação, educando crianças e adolescentes para serem de protagonistas de suas histórias e conscientes do combate permanente ao racismo e discriminação
...