RELATORIO GERENCIAL
Trabalho Escolar: RELATORIO GERENCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edianeanne • 21/9/2013 • 4.177 Palavras (17 Páginas) • 542 Visualizações
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
SUANE DE SOUZA ALBUQUERQUE1.
MANOEL CARLOS DE OLIVEIRA JÚNIOR2.
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo principal identificar as competências gerenciais adotados no contexto empresarial, devido às constantes mudanças no cenário organizacional intensificadas pelo processo de globalização, as empresas sentem a necessidade de ajustamento em seus processos para se tornarem competitivas no mercado. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica e exploratória, visando à ampliação do conteúdo para um melhor entendimento. O resultado encontrado quanto às técnicas de gestão de competência fundamenta-se pela prática, na vivência de situações que obriga o indivíduo a criar soluções, tomar decisões e agir dentro de ambientes instáveis. A relevância da qualificação e desenvolvimento de competências surge como adicional para o crescimento profissional, tendo como principal alicerce o desempenho interpessoal, uma visão crítica diante dos fatos, a ponto de estabelecer um grau maior de competitividade.
Palavras-Chaves: Competências Gerenciais; Desempenho; Estratégias Organizacionais.
ABSTRACT
This article aims to identify the main managerial competencies adopted in the business environment due to constant changes in the organizational setting enhanced by the globalization process, companies feel the need to adjust its processes to become competitive in the market. We used a literature search and exploratory, aiming to increase the content to a better understanding. The results found on the techniques of management competence is based on practice, in living situations that require the individual to create solutions, make decisions and act within unstable environments. The relevance of the qualification and skills development comes as additional professional growth, the main foundation interpersonal performance, a critical view on the facts as to establish a greater degree of competitiveness.
KeyWords: Management Skills, Performance, Organizational Strategies.
INTRODUÇÃO
O processo vivenciado pelas organizações em termos de mudanças para a competitividade caracteriza-se, cada vez mais, por mudanças rápidas, profundas e abrangentes em contraste às transformações vivenciadas na década passada quando o diferencial competitivo centralizava-se na questão do preço e qualidade do produto.
Com reflexo dessas mudanças, observa-se no contexto organizacional uma valorização cada vez maior das pessoas. Este fato pode ser atribuído, entre outras razões, à necessidade que as organizações enfrentam em oferecer respostas mais rápidas e que abrangem questões complexas, como as novas formas de organização do trabalho e as posturas das pessoas na busca de práticas mais efetivas.
De acordo com SWIERINGA E WIERDSMA (1992), pesquisas recentes revelam que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas organizações que buscam mudanças internas orientadas para uma maior competitividade, refere-se às resistências relacionadas não aos aspectos técnicos, mas as questões que remetem a postura gerencial e ao relacionamento no ambiente de trabalho. Ou seja, a implementação das técnicas e operações exigidas pelas novas formas de gerenciamento (Qualidade total, Reengenharia, Just- in- time etc.) são facilmente desenvolvidas que as questões relacionadas a novas habilidades (formação) e postura das pessoas (ações observadas no ambiente de trabalho) perante esse processo.
Essas novas formas de organização do trabalho possuem um ponto em comum, a necessidade de participação efetiva das pessoas tendo como base o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, ou seja, desenvolvimento de competências. Portanto, a mudança referida é mais profunda e não transitórias como aquelas relacionadas a novas técnicas ou operacionalização de ferramentas ou a “modismos”.
Tal contexto justificou-se em razão ao surgimento de novas tecnologias proporcionando a adoção de métodos avançados na administração, em decorrência da constante busca por meios de tornar as organizações competitivas no mercado. Sendo vivenciados hoje pela instabilidade e a flexibilização no trabalho, o que tem ampliado os requisitos de qualificação dos trabalhadores.
Assim, a adoção de um estilo de gestão por competência auxilia no processo gerencial, adequando as capacidades humanas para o alcance dos resultados ambicionados dentro das metas e planejamento do sistema organizacional.
Para tanto, vale indagar: Quais são as técnicas para o desenvolvimento de competências gerenciais?
Diante do exposto, temos como Objetivo Geral o de Identificar as técnicas para o desenvolvimento de competências gerenciais.
Quanto aos Objetivos Específicos cabe: Verificar na literatura a parte conceitual quanto às competências gerenciais; Identificar as técnicas para o desenvolvimento de competências gerenciais; Apresentar as principais teorias vivenciadas atualmente no mundo corporativo em relação às competências gerenciais;
A metodologia utilizada neste estudo será a pesquisa bibliográfica e de dados secundários com vários autores que são referências nessa área de estudo, constando de pesquisa em livros, artigos, teses e dissertações, buscando responder a indagação exposta no presente artigo. Justifica-se o fato, primeiramente, por tratar-se de uma pesquisa de caráter exploratório e, em segundo lugar, devido aos próprios objetivos do trabalho de identificar as técnicas a serem desenvolvidas com maior habilidade.
Conforme SAMPIERE (1991, p. 59 e 60):
Os estudos exploratórios servem para aumentar o grau de familiaridade com fenômenos relativamente desconhecidos, obter informações sobre a possibilidade de realizar uma investigação mais completa sobre um contexto particular da vida real, investigar problemas de comportamento humano que os profissionais de determinada área considerem cruciais, identificar conceitos e variáveis promissoras, estabelecer prioridades nas investigações posteriores ou sugerir afirmações (postulados) verificáveis [... com um denominador comum: investigar algo pouco investigado ou desconhecido.
Portanto o método de pesquisa é o meio pelo o qual o investigador desenvolve seu estudo. Ou seja, o método é um instrumento que visa facilitar o desenvolvimento da pesquisa e não um rótulo que busca enquadrar
...