Relaçao Entre Juventude E Drogas
Trabalho Universitário: Relaçao Entre Juventude E Drogas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: uzbequistao • 5/10/2013 • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 499 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
A RELAÇÃO ENTRE JUVENTUDE E DROGAS
Mato verde
2011
MAYCON GABRIEL
A RELAÇÃO ENTRE JUVENRUDE E DROGAS
Projeto de ação apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina estágio curricular II
Mato verde
2011
Sumário
1 Apresentação..........................................................................................pag.4
2 Justificativa.............................................................................................pag.6
3 Objetivos.................................................................................................pag.8
4 Público alvo............................................................................................pag.9
5 Metas a atingir........................................................................................pag. 10
6 Metodologia............................................................................................pag.11
7 Recursos humanos.................................................................................pag.12
8 Parceiros ou instituições apoiadoras......................................................pag.13
9 Avaliação................................................................................................pag.14
10 Cronograma de execução.....................................................................pag.15
11 Bibliografia............................................................................................pag.16
12 Anexo...................................................................................................pag.17
A relação entre juventude e drogas
1. APRESENTAÇÃO
O Brasil e o mundo são formados por grande porcentagem de jovens, e estes são expostos há vários problemas existentes na sociedade como as drogas e se tornam os mais vulneráveis ao uso de entorpecentes. Como observa Madeira, referindo-se ao ritmo de crescimento da população entre 15 e 24 anos, seria pertinente destacar, no panorama demográfico brasileiro, uma "onda jovem", chamando a atenção para o fato de que estaríamos "vivendo um pico abrupto no número de adolescentes, cuja média gira em torno de 17 anos" (Madeira, 1998, p. 431).
Com isso vemos que a população de jovens é muito grande e é também a mais vulnerável as drogas e que o uso de entorpecentes causam problemas na sociedade tornando-se um câncer social que põe em risco toda a população, pois alem dos usuários que fazem mal ao próprio organismo consumindo as drogas ainda existe a população que se defronta com o tráfico de drogas e traficantes que cada dia fazem mais barbaridades com vidas inocentes colocando o Brasil numa triste estatística como um dos países mais consumidores de drogas no mundo.
“O Brasil tem aumentado seu consumo de drogas, principalmente de bebidas alcoólicas, nos últimos vinte anos. O uso de maconha e cocaína/crack também tem aumentado” (Cartilha sobre Maconha, Cocaína e Inalantes 2004)
As drogas estão ligadas tanto a população de baixa renda como a classe media e alta, por isso representam um fator de risco para toda a sociedade, porem os jovens que tem dificuldades financeiras são mais vulneráveis ao uso de drogas licitas e ilícitas. Outro fator é a falta de emprego formal, condições precárias de vida, abandono dos pais, e a exclusão perante a sociedade que levam os jovens ao consumo de drogas. Muitos jovens nessa relação com as drogas não possuem auxilio dos pais, e desconhecem suas conseqüências, assim há uma grande importância em se trabalhar com essa população mais vulnerável socialmente orientando os jovens e buscando esclarecer sobre essa questão tão comum em nosso cotidiano.
A cidade de mato verde MG que conta com 12685 segundo último censo do IBGE em 2010 possui bairros que concentram a maior parte da população carente, nesses bairros não há qualidade de vida, saneamento básico e seus moradores enfrentam grandes dificuldades financeiras e sociais decorrentes da falta de oportunidades de emprego na cidade, e essas dificuldades refletem diretamente na vida dessas pessoas que são na maioria analfabetas.
Esses bairros denominados São José I e São José II concentram muitos jovens que fazem uso de drogas álcool e cigarro e na maioria não freqüentam a escola, por isso essa população precisa ser trabalhada para evitar que essa situação permaneça na cidade de mato verde e o projeto busca levar conhecimento necessário para que esses jovens conheçam e se conscientizem em relação aos entorpecentes.
2. JUSTIFICATIVA
Sendo as drogas um fator de risco para toda uma sociedade, a população jovem dos Bairros São José I e II precisam conhecer e se conscientizar sobre esse assunto buscando evitar o uso por esses jovens e que mais crianças e adolescentes
...