Responsabilidade Sociambiental
Tese: Responsabilidade Sociambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/9/2014 • Tese • 464 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
Introdução: A ONU estabeleceu 8 objetivos, chamados de objetivos do milênio com intenção de melhorar problemas mundiais relacionados a saúde, educação e meio ambiente, onde o Brasil já alcançou alguns objetivos, mais não conseguira cumprir todos até a data estabelecida pela ONU.
Desenvolvimento: Essas metas foram estabelecidas pela ONU, para países de primeiro mundo com alto índice de desenvolvimento, o Brasil deixa muito a desejar em alguns aspectos relacionados aos objetivos do milênio, principalmente os relacionados a saúde são os mais complicados. Como vemos 2015 já está bem próximo e o presidente e seus deputados estão mais preocupados com a copa do mundo do que com as metas que foram estabelecidas, enquanto isso pessoas morrem nos nossos hospitais, crianças continuam passando fome. Desde que essa meta foi estabelecida o Brasil melhorou muito em diversos aspectos, mais algumas metas não serão cumpridas até 2015 e ao meu ponto de vista nem tão cedo será alcançada.
- Erradicar a extrema pobreza.
- Atingir o ensino básico universal
- Reduzir a mortalidade Infantil
A meu ver esses 3 objetivos são uns relacionado ao outro e o Brasil está longe de alcança-los, como vemos nossos sistemas públicos muito precário tanto transporte público, saúde e educação, estatisticamente o Brasil reduzi-o muitos seus índices negativos, mas o que vivemos hoje em dia está muito distante do que a ONU propôs no objetivo. Outro assunto importante é a sustentabilidade, durante o passar dos séculos, o homem vem atacando a natureza de forma brutal e sistêmica, a fim de explorar de forma desordenada todos os seus recursos naturais. Com o advento da industrialização, todos os recursos que podiam ser utilizados para melhorar e acelerar a produção de uma empresa eram empregados sem se importar com sua escassez e com o equilíbrio da natureza, garantindo assim uma patrimônio natural para as gerações futuras. Mudanças climáticas bruscas, escassez de água e de alimentos, aumento no buraco da camada de Ozônio e derretimento das geleiras nos polos Norte e Sul.
Considerações: Percebemos com clareza que, todos nós somos peças fundamentais na transformação da sociedade e de seus hábitos, tornando-nos agentes multiplicadores de ações de preservação ambiental que podem vir a impactar seriamente no desenvolvimento sócio econômico de várias nações, inclusive no Brasil. A consciência ambiental hoje nos impulsiona a descobrir novos produtos e processos para produzi-los de forma limpa sem agredir o meio ambiente e que não sejam produtos tóxico-poluentes por sua vez, na qualidade de engenheiros. Essa obra fictícia tem como finalidade apenas ilustrar de forma clara e objetiva os possíveis passos e suas metodologias para romper com o modelo do extrativismo abusivo e desenfreado e migrar para o chamado modelo verde, por isso todos os nomes de produtos e empresas aqui citados tratam-se de uma obra acadêmica sem fins lucrativos de inteira responsabilidade de seus idealizadores.
Referências Bibliográficas:
http://www.pnud.org.br/ODM.aspx
http://www.objetivosdomilenio.org.br/
http://www.odmbrasil.gov.br/os-objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio
http://www.suapesquisa.com.br/ecologiasaude/agenda21
...