Responsabilidade social
Por: sabrinasalciotto • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 391 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade social e meio ambiente
Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade
NOME | Valquiria Fernandes Klein |
RA | 9845524239 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade social e meio ambiente
Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Responsabilidade social e meio ambiente, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Evandro de Almeida.
Anhanguera Educacional
2014
Introdução
A agenda 21 é um conjunto de resoluções organizada pela ONU (Organizações das Nações Unidas ),criada em 1992 no Rio de janeiro e é conhecida como eco 92 ou Rio 92, que contou com a participação de 179 países, é nada mais do que um documento que estabeleceu a importância de cada país de se comprometer a refletir sobre a forma que os governos poderiam colaborar para problemas sócio ambientais, preparando o mundo para os desafios do século XXI.
Desenvolvimento
A agenda 21 tem como objetivo o planejamento para o desenvolvimento sustentável, o planejamento ambiental nos faz refletir sobre o planeta e o meio ambiente, precisamos ter a consciência de que os recursos naturais são finitos e por isso é necessário mudar hábitos e para que isso ocorra contamos com a participação de políticas publicas envolvendo sociedade e governo.
Podemos citar como principais assuntos tratados na agenda 21 combate: a pobreza, sustentabilidade e crescimento demográfico, educação como forma de conscientização para questões de proteção ao meio ambiente, proteção da atmosfera, desenvolvimento rural com sustentabilidade entre outros.
O principal objetivo da criação da agenda 21 foi o de colocar o meio ambiente em primeiro lugar e não como ultimo como sempre costumava ficar, até então as políticas só visavam o crescimento econômico. Composta por 40 capítulos a agenda 21 admite a responsabilidade dos governos em apoiar programas e projetos ambientais através de políticas que visam justiça social e preservação do meio ambiente, podendo ser implantada pelos governos ou até mesmo pela sociedade.
Considerações finais
Nesse momento podemos concluir que a agenda 21 visa o planejamento de conscientização social, política, econômica para a construção do futuro, tornando os municípios e localidades mais humanas e saudáveis.
Sendo assim, a Agenda 21 não é uma tarefa apenas do poder público, e sim um compromisso de cada cidadão com a qualidade de vida do seu bairro, cidade e o planeta, que é de todos.
“Pensar globalmente, agir localmente”.
“As sementes de hoje são a transformação do amanhã”.
Referências Bibliográficas
...