TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos E Respostas

Dissertações: Resumos E Respostas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

Parte I

A história se passa no interior da França e começa em fevereiro de 1865. Um homem, Etienne Lantier, chega de madrugada à mina de carvão de Voreux proveniente de Marchiennes. Ele é filho de Gervaise Macquart e irmão de Claude, Jacques e Naná, todos personagens de outras histórias sobre as famílias Rougon e Macquart. O carreteiro Bonnemort o abriga e diz que não há trabalho ali para um maquinista. Etienne conversa com ele e se informa sobre Voreux.

Etienne explora as redondezas. Ele se dirige à vila operária, que é formada por casas onde vivem os mineiros e que pertencem à Companhia. A vila está se preparando para a troca de turno. Etienne se interessa pela família Maheu, formada pelo casal Maheu e seus sete filhos Zacharie, Cathérine, Jeanlin, Alzire, Henri, Lénore e Estelle, que vivem amontoados numa pequena casa no número 240. Os mais velhos e Maheu se preparam para ir trabalhar.

Etienne consegue trabalho na mina como quebrador de carvão. Ele é colocado na equipe de Maheu e de Chaval. Eles descem e marcham por longo tempo através do labirinto de galerias até chegarem ao seu lugar de trabalho. Etienne conhece Cathérine, que ele antes havia pensado ser um rapaz. A relação entre Etienne e Chaval começa mal, pois este vê Etienne apenas como um estranho que chegara para reduzir o seu salário.

A equipe começa a trabalhar. Etienne faz amizade com Cathérine, que lhe dá conselhos. Etienne conta a ela que fora demitido da companhia de estradas de ferro por ter dado um tapa no seu chefe. Ele também confessa que sofre com a história da sua família, decadente e enfraquecida pelo álcool, aludindo à famosa falha hereditária dos Macquart. Etienne pensa em abraçá-la. Chaval observa que o novato se entende bem com Cathérine, o que lhe causa ciúmes. Ele se aproxima dos dois e subitamente abraça Cathérine, bem na hora em que Etienne ia fazer isso. Etienne fica imóvel e rígido.

O grupo critica seus chefes, que são muito severos e aplicam multas. Neste exato momento, chegam o engenheiro Négrel e o contramestre-chefe Dansaert. Eles aplicam uma multa a eles por falta de revestimento de madeira, o que revive a cólera deles. Além disso, a direção anuncia medidas que tendem a rebaixar os salários. Exasperado, Maheu decide retornar, julgando o dia de trabalho perdido.

Voltando à superfície, os trabalhadores se separam. Etienne, a conselho dos seus colegas, vai ao L'Avantage, o cabaré de Rasseneur. É um lugar de reunião dos descontentes e de importante atividade política. Etienne se instala ali. Ele discute política e diz que conhece Pluchart, representante departamental da Internacional Socialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com