Rio Grande do Sul (RS)
Artigo: Rio Grande do Sul (RS). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanaeelias • 1/5/2014 • Artigo • 880 Palavras (4 Páginas) • 401 Visualizações
Rio Grande do Sul (RS)
O Rio Grande do Sul, estado brasileiro localizado no extremo sul de nosso país é rico em curiosidades sobre sua cultura, já que muitas etnias passaram pelo local. Podemos dividir a cultura do RS em duas partes: uma dos antigos gaúchos, aqueles que primeiro habitaram o local, e a outra dos portugueses que ali passaram e deixaram algumas tradições.
Danças
As danças gaúchas incorporaram a variedade cultural dos espanhóis, indios, portugueses, alemães e italianos
Chimarrita
É dançada em roda, com pares soltos e depois abraçados. É de origem açoriana.
Milonga
Essa dança também é popular na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, ela recebe a companhia da viola e de outros instrumentos musicais. A milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica. Ela pode ser dançada de três formas: havaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueada (dança no ritmo de marcha) e riograndense (dança com passos dois e um.
Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha
É um ritmo bastante comum no estado e tem suas origens na cidade de Havana, em Cuba. Sua influência incidiu não só sobre o Rio Grande do Sul como também nos sambas do Rio de Janeiro. O nome da dança se altera conforme o ritmo, pois se ele for lento recebe o nome de Vaneirinha, rápido, Vaneirão e moderado, Vaneira. Os passos são realizados com dois pra lá e dois pra cá, sendo que são alternados com quatro movimentos de cada lado.
Chula
Dança que é praticada só por homens e ela representa um desafio. Uma lança é colocada no chão e três homens em suas extremidades. Eles sapateiam de diversas formas e, após realizar uma sequência de passos, outro dançarino vai executar os movimentos e deve realizar de forma mais difícil que o anterior. Tudo isso acontece sob a música de uma gaita gaúcha. O dançarino que vence o desafio é aquele que realiza uma coreografia mais difícil que os companheiros, quando encosta na vara ou quando por algum motivo perde o ritmo.
Pezinho
O Pezinho tem origens portuguesas e conseguiu atrair adeptos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além de dançar, os dançarinos devem cantar no ritmo da música que acompanha os passos. A coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas que rodam em torno de si.
Festas
Festa da Uva
A Festa da Uva, ou Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, é uma festa brasileira da cultura italiana e da produção agro-industrial regional que acontece a cada dois anos no município de Caxias do Sul
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Esta é festa religiosa mais importante do Rio Grande do Sul. Realiza-se em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, quando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é transportada do Santuário Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade, para o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. Mais de 100 mil pessoas participam todos os anos da procissão, por terra e água (em dezenas de barcos que fazem o percurso através do lago Guaíba). A festa realiza-se há mais de 100 anos.
Semana Farroupilha
No mês de setembro, o estado recebe visitantes de todas as partes do Estado, que vêm montar acampamento na cidade, transformando um pedaço dela no campo. É a Semana Farroupilha, caracterizada por um enorme acampamento feito de barracas construídas e decoradas como nas antigas campanhas dos revolucionários da época Farroupilha. Cada barraca é chamada de “piquete” e permite aos turistas revisitarem a história e tradições da região.
Vestuários
O gaúcho quando se veste a rigor, costuma usar as seguintes vestimentas:
Chapéu de Abas largas
Barbibacho – cordão cujas pontas prendem se ao chapéu
Camisa de pano
Lenço de pescoço
Guaiaca – cinto largo de couro
Chiripá – semelhante a uma calça, fica amarrada na cintura
...