SERVIÇO SOCIAL MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
Trabalho Universitário: SERVIÇO SOCIAL MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: e.fateicha • 27/5/2014 • 462 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
SERVIÇO SOCIAL
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
SALVADOR
2014
SERVIÇO SOCIAL
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
Tem como finalidade mostrar as vertentes
Marxistas e modernas e seus métodos de
Integração na sociedade.
SALVADOR-BA
2014
INTRODUÇÃO
O Movimento de Reconceituação significa a ruptura do conservadorismo, chamado de Serviço Social tradicional. O movimento vem com a proposta de renovação teórico-prático social e também compreensão da realidade social do país.
O movimento vem construir novos métodos e técnicas para melhor atender as necessidades populares, condizente com seu ambiente social. Suas vertentes principais são baseadas na teoria marxista e modernizadoras.
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO E SUAS PRINCIPAIS VERTENTES
O Movimento de Reconceituação vem para romper o conservadorismo católico, além de trazer novos métodos e técnicas para melhor atender as necessidades da sociedade. Os primeiros passos do movimento foram movidos pelos impactos de suas teorias e praticas desenvolvimentista que reconhecia que as teorias eram frágeis quanto à compreensão da dinâmica social, das relações das classes, dos grupos e instituições.
Com a expansão do capitalismo mundial nos anos 60/70 que impôs à América Latina um estilo de desenvolvimento excludente e subordinado. Por isso o Serviço Social vem com intuito de assumir as inquietações e as insatisfações desse momento histórico e aponta seus questionamentos ao Serviço Social tradicional, através de um processo de revisão global, em diferentes âmbitos, como o teórico, o metodológico, o operativo e o político. Vem também a construção de novo projeto, baseado na teoria social de Marx.
A vertente marxista fala sobre a profissão e a consciência de sua inserção na sociedade de classes. Porém é a partir dos anos 80 que a teoria social de Marx se inicia com a profissão, usando como matriz a teórico-metodológicas que apreende o ser social a partir de suas mediações.
A vertente inspirada na fenomenologia valoriza o dialogo e a transformação das pessoas, sendo analisada como uma reatualização do conservadorismo inicial da profissão. Ainda sendo colocada para o serviço social na função de auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação a todos outros, ao mundo de pessoas.
E a vertente modernizadora, caracteriza-se pela incorporação de abordagens funcionalistas e estruturais, além de
...