Serviço Social Movimento De Reconceituaçao
Pesquisas Acadêmicas: Serviço Social Movimento De Reconceituaçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ionnara • 14/10/2014 • 406 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
O movimento de reconceituação ocorreu na década de 60, mais emergiu em 65 no Brasil na historia do serviço social acontecendo uma grande mudança na separação do conservadorismo e na praticas do serviço social, servindo para dar respostas aos questionamentos feitos pela sociedade.
Conservadorismo caracteriza-se pela deliberação de manter inalterada a ordem econômica, social e política vigente. Inclinando assim então para a cristalização o tradicionalismo e instituições que se afirmaram pela experiência e só aceita mudanças superficiais, graduais e pouco frequentes. Assim, não constitui propriamente uma proposta política, mas sim uma reação às transformações e revoluções.
Acreditando assim que a sociedade, por ser um organismo muito complexo, formado de múltiplos elementos que se inter-relacionam para proporcionar bem-estar a seus membros, deve evoluir vagarosamente, evitando rupturas e revoluções.
Com a intenção de ruptura profissional ele deixa de agir pelo modo tradicional, ou seja, era uma prática burocratizada por uma ética liberal burguesa, vai haver uma mudança de impacto sob a prática, uma reorganização do estados, ingressando com seu circuito nas universidades trazendo a base a teoria do serviço social, um rearranjo de suas tradições, legitimação da pratica, havendo uma melhoria entre esse profissionais uma postura critica, ele passa a entender a sua classe.
No Brasil o movimento constitui na expressão de ruptura com o serviço social tradicional e conservador, ou seja, houve um desligamento uma separação e assim havendo um novo crescimento do profissional na sua identidade e suas práticas se preocupando mais com as demandas da classe trabalhadora, passando a intervir técnicas atualizadas, agindo não só com o individuo mais com o geral criando uma mudança social diante dos problemas vistos nas classes trabalhadoras.
O profissional ele não deixa de intervir ou priorizar a burguesia que foi seu berço, mais ele ira ter uma olhar crítico diante das situações postas, o profissional assim tendo que estar apto a atender as duas classes; O serviço social tradicional sofrerá uma quebra os profissionais ele não irão ser caritativos movidos por dogmas da igreja e não ira se basear no positivismo, eles vão criticar, ter métodos e regras se aperfeiçoando para uma nova mudança na categoria profissional e diante da sociedade.
Sendo assim todo esse movimento de reconceituação foi uma melhoria para a profissão e para a sociedade, foi com a ruptura do tradicionalismo e do conservadorismo que deixamos certas atitudes para trazer um novo aperfeiçoamento, garantindo uma abordagem clara, critica investigativa, em grupo para crescer a nossa categoria e nossa classe trabalhadora.
...