Serviço Nacional de Formação Comercial
Projeto de pesquisa: Serviço Nacional de Formação Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gssesab • 14/1/2015 • Projeto de pesquisa • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 230 Visualizações
ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL – ESAB
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Gisele Silva Souza
PROJETO INTERDICIPLINAR
VILA VELHA – ES
2014
SUMÁRIO
Introdução
Esta pesquisa foi feita com a finalidade de apresentar quais os objetivos do Serviço Nacional de aprendizagem Comercial – SENAC, empresa criada em 10 de Janeiro de 1946, com a finalidade de levar a todo o território Nacional escolas de aprendizagem comercial.
Neste trabalho foram abordados temas como, objetivos, estratégias de crescimento e controle de bens patrimoniais e formas de liderança da empresa.
Palavras-chave: Estratégia, Liderança, Objetivos.
1. Contabilidade
Segundo Peter Drucker, há cerca de 80 anos surgia a contabilidade de Cadeia Econômica, a qual provê custos ao longo de toda cadeia econômica, desde fornecedores até o consumidor final dos seus produtos ou serviços.
A Administração e Contabilidade são informações que se completam. O sistema contábil proporciona aos gestores e também aos usuários externos uma visão geral da organização, servindo de ligação entre os sistemas de informação, como marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e produção. Nele as informações produzidas pelos outros sistemas são expressas entre termos financeiros, tornando possível desenvolver uma estratégia para atingir os objetivos do empreendimento. Em conjunto, o contador e o administrador, fazem parte de uma atividade onde o trabalho do administrador depende do contador, pois o mesmo gera todos os conhecimentos necessários para o planejamento da empresa, visando à melhoria contínua de seus saldos e negócios
Contabilidade é a ferramenta que auxilia o administrador a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando dados e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
contabilidade estuda o patrimônio das organizações ou de pessoas físicas. Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.
Trata-se na contabilidade a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário. Sendo assim, a contabilidade é formada para a entidade e não para seus respectivos donos, estando voltada para os estudos da empresa pessoa jurídica.
Atualmente um novo conceito tem dispertado interesse dos seus usuários: é a contabilidade baseada na atividade, que, ao invés de objetivar a minimização de custos, foi projetada para maximizar rendimentos.
O que se perceber é que a medida que a socieda evoluiu a contabilidade a acompanhou em termos de evolução, e mais do que informações a proprietários, credores, investidores e governo, fornece meios de se obter resultados satisfatórios a toda a sociedade, atuando direta e positivamente no bem estar social.
A Contabilidade Mundial estabeleceu regras a serem seguidas na prática contábil, as quais são denominadas de: Postulados, princípios e convenções.
Postulado é uma proposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita à verificação. Determina o campo onde a contabilidade deve atuar.
São 02 princípios Postulados Mundiais: Entidade Contábil e Continuidade.
Princípios e Convenções qualificam e delimitam o campo de aplicação dos princípios em certas situações.
No Brasil a Resolução 750 do Conselho Federal de Contabilidade de 29.12.1993, publicada no D.O.U. de 31.12.1993, estabeleceu a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil da observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Esses PFC’s representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominantemente no universo científico profissional de nosso país. Porém, a partir de 02.06.2010 esses princípios passaram a ser denominados como somente Princípios de Contabilidade de acordo com a Resolução CFC 1.282/2010.
Esses Princípios de Contabilidade (PC) procuraram reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em 6 todos aqueles que existiam e continuam a existir. De fato, num esforço de raciocínio, consegue-se identificar um Postulado transformado em Princípio ou uma Convenção considerada como Princípio ou incorporada no entendimento de outro.
Pesquisadores, Doutores e Mestres em Contabilidade costumam tecer muitas críticas a essa legislação. Entretanto, está em vigor.
Assim, de acordo com a Resolução do CFC, os Princípios de Contabilidade são os seguintes:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original
5. O da Competência
6. O da Prudência
A contabilidade trabalha com vários conceitos, como segue:
Segundo Hendriksen, SFAC 6, parágrafo 25, ativo, que são benefícios econômicos futuros prováveis, obtidos ou controlados por uma dada entidade em consequência de transações ou eventos passados
Ainda segundo Sprouse e Moonitz, no ARS no. 3, do AICPA, de 1962, os ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada.
Conclui-se então que, o ativo representa os futuros resultados econômicos, expressos monetariamente ao valor presente, que uma entidade espera obter, mediante a aplicação de recursos tangíveis ou intangíveis,
...