Serviço Scial
Exames: Serviço Scial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: salalita • 15/9/2013 • 5.399 Palavras (22 Páginas) • 298 Visualizações
Universidade Anhanguera
UNIDERP - Centro de Educação a Distância
CST em Recursos Humanos
3° Serie
Técnicas de Recrutamento e Seleção
RA
RA
RA
Ra
Juazeiro- BA
Junho - 2013
Introdução
Proposta de Contratação para Vaga de Analista de Recursos Humanos
Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH'. É uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
São chamados recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais frequente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.
Desenvolvimento
Conforme a necessidade da empresa “Brasil Confecções” segue abaixo a nossa proposta juntamente com uma breve explicação da função em questão:
Os processos de Recrutamento e Seleção estão relacionados com o suprimento de pessoas para as organizações. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisas de mercado e integração às tarefas organizacionais.
A necessidade dos processos de Recrutamento e Seleção surge em função da rotatividade de pessoal ou de um aumento no quadro funcional. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, portanto, uma atividade positiva e convidativa, a seleção é uma atividade de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação, portanto, restritiva.
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
Para que ocorra um recrutamento eficaz de candidatos, é necessário um planejamento que determine quais as técnicas de recrutamento mais adequadas para a vaga disponível. Este planejamento se baseia em pesquisas externas (oferta de mão de obra qualificada, faixa salarial adequada com o cargo etc.) e pesquisas internas (perfil ideal para o candidato, disponibilidade de recursos para o recrutamento, etc.). De posse dos resultados desta pesquisa, é possível escolher a técnica mais adequada de recrutamento.
Seleção enquanto a tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchida, a seleção deve escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem.
Para que a seleção seja eficiente, é necessário escolher o método mais adequado, e podem ser, por exemplo, através de aplicação de entrevista direcionada, testes específicos, watergg, pesquisa de perfil comportamental, PMK etc.
O método é escolhido de acordo com o perfil e o número de candidatos, assim como através das especificações das vagas disponíveis. Independentemente das características observadas, a seleção se inicia como um processo de comparação, onde os requisitos do cargo, fornecidos através da descrição e análise de cargos, são comparados com as características do candidato.
O método de comparação permite separar aqueles que não apresentam características necessárias para ocupar o cargo. No entanto, muitas vezes o número de pessoas aptas é superior ao número de vagas oferecidas. Para resolver este impasse é utilizado o processo de decisão. Este consiste em escolher a pessoa mais indicada entre aquelas que se dispõem a preencher a vaga. A escolha, normalmente, é feita por seleção quando se tem vários candidatos para uma vaga ou por classificação quando se tem vários candidatos para várias vagas.
As técnicas utilizadas para a seleção podem ser a entrevista, provas de conhecimentos ou capacidade, testes psicrométricos, testes de personalidade ou técnicas de simulação. A finalidade maior do processo seletivo é a de melhorar o potencial humano da empresa, através da escolha sistemática dos melhores talentos, estimulando o aumento da estabilidade e o rendimento das pessoas buscando com estas ações produtividade.
O processo seletivo precisa ser eficiente e eficaz, ou seja:
• A eficiência consiste em fazer corretamente as coisas: saber entrevistar, aplicar testes válidos e precisos e dotar a seleção de rapidez e agilidade; e
• A eficácia consiste em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal.
Para que haja melhoria contínua do processo de provisão, é necessário que ele não seja estritamente condicionado por normas, diretrizes, esquemas e rotinas de trabalho que possam provocar sua rigidez e inflexibilidade. Como todo sistema, o processo de provisão é vivo, adaptável e deve ser ágil e flexível. Além disso, para que seja participativo, ele deve ser descentralizado, isto é, os gerentes de linha e suas respectivas equipes devem ser envolvidos com o processo de recrutar e selecionar pessoas.
A administração participativa parte do pressuposto de que todas as pessoas devem estar necessariamente envolvidas no processo decisórias e, portanto, nada mais
...