Socialização E Formação Da Cultura
Ensaios: Socialização E Formação Da Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gomesjose • 21/10/2014 • 937 Palavras (4 Páginas) • 1.618 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
JOSÉ DOS SANTOS GOMES
Socialização e formação da cultura
Macapá-Ap
Agosto /2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
JOSÉ DOS SANTOS GOMES
Socialização e formação da cultura
Trabalho apresentado à disciplina Sociologia Organizacional do Curso de Bacharelado em Administração Pública como instrumento de avaliação da 2ª Semana do 3º Semestre sob a orientação do Prof. Formador à distância Alexandre Gomes Galindo, Turma nº 04 da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Macapá-Ap
Agosto /2014
Com base no conceito de socialização e cultura, identifique características distintas entre a cultura brasileira e a cultura de um país vizinho (Argentina, Uruguai, Peru, etc.) ou de uma tribo indígena que você conhece. Justifique porque aparecem tantas diferenças.
Socialização – Segundo Rocher (1968), socialização é o proces¬so pelo qual o individuo internaliza os elementos sociais do seu meio para a formação da estrutura de sua personalidade (formação da cultura), isto ocorre mediante um processo biológico e durante as relações ocorridas ao longo de sua vida, em que este indivíduo sofre influên¬cias de experiências adquiridas das relações entre agentes sociais. Todo esse procedimento proporcionando ao indivíduo a capacidade de adaptação ao ambiente social em que vive.
Cultura – Segundo Silva (2010), Cultura é a forma comum aprendida da vida, é uma extensa rede de significados sociais compartilhados por todos os membros de um grupo social que compartilham instrumentos, técnicas, instituições, atitudes, crenças, motivações e sistemas de valores que o grupo conhece. Silva (2010), afirma ainda que cada conjunto social, constrói ou forma ao longo do tempo uma cultura própria, esse fato é em decorrência de um contexto social ao qual o individuo está inserido. As atitudes, os comportamentos dos elementos de um determinado grupo social tendem a se diferenciar das atitudes e comportamentos de outros grupos.
Podemos enunciar de maneira mais simples que cultura é tudo o que é criado, vivido, compartilhado e mediado pelos membros de uma sociedade; que os hábitos adquiridos e os paradigmas construídos pelo homem, os conhecimentos, a tecnologia, a arte, os valores, a moral, o direito, as crenças, os costumes, os sentimentos, os símbolos, enfim, tudo o que o homem construiu e partilhou com seus semelhantes, constituem a cultura de uma sociedade. (SILVA 2010).
A diversidade cultural é em conseqüência dos diferentes costumes de uma sociedade, de um povo ou de um país, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Cultura Brasileira - O Brasil apresenta uma diversidade de culturas como, diferenças climáticas, econômicas, sociais entre as suas regiões, os principais disseminadores da cultura no Brasil foram os colonizadores europeus, os indígenas, os escravos africanos, os italianos, os japoneses, os alemães e outros que contribuíram para a diversidade da cultura brasileira, vejamos algumas destas características:
a) Musica – O tropicalismo e os movimentos musicais da contra cultura, que em plena época
...