TEXTO 1 - OPRESSÃO CONTRA OS NEGROS
Por: Wilker32 • 12/1/2020 • Abstract • 442 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
TEXTO 6: OPRESSÃO CONTRA OS NEGROS – O RACISMO
Opressão é o ato de oprimir, sufocar, seja uma pessoa, uma atitude, uma comunidade. Opressão também pode ser o uso da violência para demonstrar autoridade, atos de tirania, e é um termo bastante associado a países, a governos, a sociedade etc.
Opressão é a sensação de estar sufocado, ter dificuldades para respirar, também no sentido figurado. A opressão faz com que as pessoas se sintam reprimidas, humilhadas, onde não conseguem fazer o que precisam ou têm vontade, pois estão sendo alvos de opressão, por parte de conhecidos, do governo, de manifestantes.
Opressão Social
Opressão social é quando uma pessoa é alvo da crueldade e humilhação por parte de uma sociedade ou um determinado grupo. Um exemplo de opressão social é o racismo e qualquer tipo de preconceito de cor da pele, religião, sexo etc.
A opressão social faz com que os cidadãos se sintam “esmagados”, sufocados, não conseguem ser eles mesmos, e muitas vezes se vêem obrigados a agir de uma maneira que não é normal para ele. Vários movimentos acabaram surgindo para estudar a opressão, como a Teologia da libertação.
O racismo é um mecanismo fundamental para garantir a superexploração capitalista. Os salários e direitos dos trabalhadores negros e negras são inferiores aos dos brancos e temos mais desempregados entre os negros que entre os brancos.
Tudo isso serve para os capitalistas rebaixarem a média salarial do conjunto da classe trabalhadora e aumentar seus lucros. A opressão racial é um mecanismo da exploração capitalista. Como afirmou Malcom X: “Não há capitalismo sem racismo”. No Brasil, os negros e negras são a metade da população brasileira e mesmo assim continuam a ser majoritários no trabalho sem carteira assinada. Sem falar que, entre os primeiros a serem demitidos das empresas, estão os trabalhadores negros e negras, com as mulheres negras sofrendo dupla discriminação, por serem mulheres e negras.
A política racista do Estado promove um verdadeiro extermínio de trabalhadores e jovens negros e negras nas periferias, além das exclusões dos espaços da sociedade, sem o acesso a saúde, educação, moradia, com acentuado desemprego e exploração.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do IBGE, em 2002, proporcionalmente, morreram 45,8% mais negros do que brancos. Em 2010, foram 139% mais negros assassinados do que brancos, ou seja, muito mais do que o dobro. As regiões Nordeste e Norte são as que apresentam maior porcentagem da população negra assassinada, em relação à população branca.
REFERÊNCIAS
MARIANO, A. S.; AYRES, N. . AS RELAÇÕES ENTRE EXPLORAÇÃO E OPRESSÃO NA SOCIEDADE CAPITALISTA. GT2 – Relações de classe, gênero e raça no capitalismo contemporâneo. Disponível em: < https://semanaecopol.files.wordpress.com/2013/10/gt-2-andreyson-silva-mariano-as-relac3a7c3b5es-entre-explorac3a7c3a3o-e-opressc3a3o.pdf >. Acesso em 04 jan 2020.
...