TRABALHO SOBRE A MATRIX UM ESTUDO SOCIOLOGICO
Por: Andre Luiz • 11/6/2016 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
Assistir ao filme Matrix (1999), buscando refletir sobre as verdades e as aparências no mundo atual.
“Você quer tomar à pílula vermelha e ver à ‘realidade'
Ou a pílula azul e continuar na ilusão?”
Morpheus no filme Matrix
Por isso Karl Marx chega a dizer que, A Representação distorcida da realidade é absorvida pelos nossos sentidos como única realidade. (Karl Marx)
Matrix, um filme que retrata a existência de um mundo paralelo. Thomas Anderson é um programador de computadores que é atormentado por pesadelos nos quais se encontra preso por fios e que compõem um grande sistema computacional. A repetição deste sonho o leva a questionar a realidade. Por meio de Morpheus e Trinity, integrantes de um grupo de resistência, capaz de enfrentar a Matrix e trazer a liberdade para a humanidade.
Pegando um gancho nessa linha de pensamento o filme mostra um ambiente onde as máquinas inteligentes controlam o mundo e utilizam os seres humanos como fonte de energia, criando assim uma realidade distorcida do mundo real, chamada de matriz. Onde aquelas pessoas dominadas vivem e acreditam ser o mundo real. Essa ideia de mundo simulado e justamente o mundo em que vivemos o mundo das subjetividades. Vigostski vem dize que a “cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa” (ref. Livro a formação social da mente. P.8), ou seja, nos deixamos influenciar pelo meio que vivemos.
Já, Zygmaut Bauman fala em sua obra amor liquido que viemos sobre a fragilidade dos laços humanos que tudo e líquido, que tudo e passageiro e fugaz,
O filme retrata escolha quando e oferecido a Neo abri a porta, estamos sempre abrindo portas, mas onde nos leva essas portas para o mundo rela ou o mundo ilusório? Em uma sociedade capitalista, imediatista verificamos que não estamos sabendo utilizar os meios tecnológicos voltados para o conhecimento e o desperta da consciência e sim como na matrix estamos nos iludido e criando um mundo virtual o mundo da felicidade liquida.
A relação com o Mito da Caverna é o falso mundo que é imposto aos seres humanos. A vida que a pessoa leva não é mais do que uma ilusão, ou seja, as sombras da caverna. No momento em que se conhece a vivia em um mundo que não era o dele porque o mundo rela era o mundo da matrix.
Outro ponto a ser observando e que o próprio humano ao combater as maquina acabaram por destruí o seu próprio mundo. Assim as maquinas tomaram o controle utilizado os humanos como energia. Interessante notar que temos um programa que se chama facebook, zap, zap que toma todo o nosso tempo sugando a energia do pensar, do falar e do agir tento um domínio total sobre as pessoas; pesquisas recentes mostram que passamos mais tempo na frente de um computador em redes sócias do que com pessoas. Então achamos melhor viver um mundo sul real do que o mundo real.
Fazendo um paralelo com o mito da caverna de Platão precisamos sair da caverna que e o mundo de aparências em que vivemos deixarmos as sobras que projetamos daquilo que projetamos com realidade objetiva e não subjetivos quebrados os Grilhões e as correntes que são os nossos preconceitos, indiferença, acomodação mental da nossa visão egocêntrica e pequena do que o mundo das ideias de nossa crença de
...