Teoria Administrativa Aplicada Nas Empresas
Exames: Teoria Administrativa Aplicada Nas Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunoab • 29/10/2014 • 862 Palavras (4 Páginas) • 709 Visualizações
TEXTOS-RESUMO
TEXTO-RESUMO 1
O mundo atual está marcado pela existência das organizações.
É impossível imaginar nosso mundo sem organizações.
Elas são de todos os tipos.
De acordo com definição da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, uma organização é
“Companhia, corporação, firma, órgão, instituição ou empresa, ou uma unidade destas, pública ou privada, sociedade anônima, limitada ou com outra forma estatutária, que tem funções e estruturas administrativas próprias e autônomas, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro, de porte pequeno, médio ou grande.”
(FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA 2010, p.103)
Um grande estudioso da Administração, já havia declarado: “as pessoas, nascem, vivem e morrem em organizações”.
Este é um conceito importante para a Administração, pois a Administração existe para fazer as organizações funcionarem, da melhor maneira possível.
O campo de estudo que cuida dessa atividade humana é a TGA – Teoria Geral da Administração.
Administrar poder ser definido de várias maneiras. Algumas dessas possíveis definições:
Administrar é resolver problemas
Administrar é fazer as coisas através das pessoas
Administrar é ser eficaz com a maior eficiência possível
Administrar é realizar o PA – Processo Administrativo, ou seja: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar.
Não interessa qual seja o sentido que tenhamos escolhido para entendermos sua finalidade, está cada vez mais claro, atualmente, que administrar significa buscar e implantar a melhor maneira de agregar valor e riqueza dentro da sociedade.
Portanto, uma organização, por meio da Administração, extrapola e idéia de lucratividade, apenas parra os seus proprietários, devendo, em última instância contribuir para o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade.
No sentido de entender como isso pode ser realizado, a humanidade dedicou esforços para “criar teorias” que ajudassem nessa tarefa.
Uma teoria, sendo uma forma de entender e explicar um dado aspecto da realidade, deve auxiliar e orientar as decisões humanas quando esse tipo de realidade for tratado em outras situações. Em outras palavras, serve como uma visão do mundo e um guia para as ações humanas.
Também para a Administração esse conceito é importante, pois a Administração não pode ser realizada por palpites, mas com o uso da racionalidade.
Isso coloca em questão a velha discussão entre teoria e prática: em verdade uma pode não pode existir sem a outra.
Uma teoria precisa ter alguma capacidade preditiva, de modo que ajude a entender que efeitos podem ser produzidos por determinadas ações.
Nesta disciplina veremos como, no campo da Administração, as várias teorias apareceram e quais foram suas contribuições nessa direção.
Nas organizações, a Administração apresenta varias especializações que podem ser relacionadas tanto com o nível ocupado pelo profissional que a desenvolve (desde diretor geral até supervisor operacional) quanto com o ramo de conhecimento tratado (produção, marketing, recursos humanos, finanças, etc).
O profissional responsável pelo exercício da administração é o administrador.
Para o exercício dessa profissão são necessárias algumas habilidades, que foram assim apresentadas pelo pesquisador Robert KATZ:
• habilidades técnicas (relacionadas com o fazer, com processos materiais ou físicos),
• habilidades humanas (relacionadas com a interação entre as pessoas) e,
• habilidades conceituais (relacionadas com o trabalho com idéias e abstrações).
Uma representação desse modelo, relacionado com a pirâmide organizacional é a seguinte:
...