Teoria Da Adm
Casos: Teoria Da Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thais.pfeifer • 22/4/2013 • 2.971 Palavras (12 Páginas) • 454 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA
QUESTIONÁRIO
Curso Ciências Contábeis Período Letivo 2011/2
Semestre 2º Sem Disciplina Teorias da Administração
Nome Professor EAD Ma. Monica Satolani
Nome Aluno(a)
RA
ORIENTAÇÕES
Leia as questões abaixo e responda individualmente.
Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina
4) Nome do professor EAD
5) Conteúdo das respostas das questões
6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle
7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle - 03 à 15 de outubro de 2011
Lembrem-se !
Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, do dia 03 à 15 de outubro de 2011, impreterivelmente.
A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).
Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.
Atividade Avaliativa Questionário
Questões Dissertativas
Questão 10 (0,25) ( Tema 1)
A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.
A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definirem diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa seqüência lógica.
Cadeia escalar ( linha de comando) : hierarquia- a serie dos chefes do primeiro ao ultimo escalão, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autoridade para estabelecer relações diretas ( a ponte de Fayol).
Ordem: um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar.
Equidade: tratamento das pessoas com benevolência e justiça, não excluindo a energia e o rigor quando necessários.
Estabilidade do pessoal: manutenção das equipes como forma de promover seu desenvolvimento.
Iniciativa: faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes.
Espírito de Equipe: desenvolvimento e manutenção da harmonia dentro da força de trabalho.
Tudo que acabei de expor são na verdade os princípios de Fayol e podemos observar claramente a divisão das funções.
Ele também deixou claro o papel do gerente e seus colaboradores que devem saber o que fazer e suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial, segundo a visão de Fayol.
Questão 8. (0,25) (Tema 2)
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75).
Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50).
De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se
...