Teoria globalização
Por: Cleiton Dias • 29/5/2016 • Projeto de pesquisa • 733 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
Conteúdo
1. Introdução
2. Globalização
3. Teorias da Globalização
4. Conclusão
5. Bibliografia
- Introdução
O processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e pessoas do mundo todo é chamado de Globalização. Esse fenômeno é gerado devido a necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente quando o mesmo está saturado. Na globalização temos o conceito de uma aldeia global, pois está relacionada com a criação de uma rede de conexões, que encurta a distâncias, tornando mais fáceis as relações culturais e econômicas.
- Globalização
Não se sabe ao certo quando teve início a Globalização, alguns estúdios afirmam que o processo teve início nos séculos XV e XVI com as grandes Navegações e descobertas marítimas. O que é possível afirmar é que a globalização teve forte indícios no final do século XX, após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética.
Devido os mercados internos estarem saturados, empresas multinacionais com intuito de expandirem seus negócios, buscaram novos mercados e consumidores. A concorrência fez com que fossem investidos cada vez mais em recurso tecnológicos afim de baratear preços e estabelecer contatos comerciais e financeiros de uma maneira mais eficiente.
Portanto, a globalização é um fenômeno que possibilita abrir as economias e suas respectivas fronteiras em busca da integração de mercados mundiais com a exploração de grandes empresar multinacionais. É um processo de integração social, político e econômico entre países e pessoas espalhadas em todas as partes do mundo.
- Teorias da Globalização
Alguns autores discorrem sobre o conceito globalização em contextos semelhantes. È possível dividir a globalização em três etapas. A primeira conhecida como globalização do colonialismo, marcada pela ocupação territorial, a segunda fase sendo marcada pela fragmentação dos territórios, e a terceira sendo a globalização do século XX, onde ocorreram grandes revoluções tecnológicas no qual marcou o desenvolvimento da globalização nos dias atuais.
Para Octavio Ianni com a Globalização o mundo passou a ser conhecido de várias formas, como por exemplo, uma “Aldeia Global”, onde todas as relações sociais, políticas, culturais, econômicas estão interligadas umas com as outras.
Anthony Giddens sociólogo britânico vê a modernidade intrinsecamente globalizadora. Segundo ele, a globalização se refere a todos os processos de alargamento dos métodos e conexões entre diferentes contextos sociais ou regionais que se convertem em uma rede ao longo de toda a superfície da terra.
Milton Santos geógrafo brasileiro em um dos seus livros denominado “Por outra Globalização – do Pensamento único a consciência universal, apresenta o tema como fabula, como perversidade e como possibilidade “por outra globalização”.
A globalização como fabula representa o mundo tal como nos fazem vê-lo, impostas pelos veículos de comunicação (mídias diversas), enfatizando que o planeta no qual vivemos pode ser explorado para o consumo. Nesse contexto há a padronização cultural, que é amplamente propagada pela internet, deixando nos presos a gigante aldeia global, e sendo devorados pelo capitalismo sem percebermos, graças à globalização como fabula.
...