Tomada De Decisao
Casos: Tomada De Decisao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazita30 • 3/4/2014 • 5.618 Palavras (23 Páginas) • 223 Visualizações
Resumo
O presente artigo aborda o processo decisório nas organizações face às incertezas do cenário mundial na contemporaneidade. O referencial teórico confronta autores que estabelecem modelos de tomadas de decisão, para que os administradores possam fazer a escolha mais adequada para a organização. O trabalho objetiva identificar o processo de tomadas de decisão nas organizações, apontar a sua importância; identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados e, por fim, levantar como os sistemas de informações gerenciais podem auxiliar o processo de tomadas de decisão nas organizações. Foi evidenciado nas conclusões, a importância dos gerentes para as organizações, na busca de melhores desempenhos e resultados. Evidenciou-se, também que o processo de tomada de decisão é feito a partir de escolhas entre alternativas para possíveis soluções de problemas organizacionais, sendo considerada, em muitas organizações, como a mais importante tarefa desempenhada pelos administradores. Foi demosntrada a importância dos sistemas de informações gerenciais, que, inseridos em um processo decisório estruturado e com informações relevantes, auxiliam os gerentes nas suas tomadas de decisão.
Palavras-chave: Processo Decisório; Organizações; Tomador de Decisão; Sistemas de Informações Gerenciais.
1. Introdução
O cenário em que as organizações estão inseridas se modifica constantemente, exercendo nestas, toda a sua influência. Diante disto, faz-se necessário permanente alerta por parte dos administradores, para percepção do que os ambientes interno e externo da organização indicam em relação às ameaças e oportunidades, para que as escolhas sejam feitas com base na realidade organizacional.
Fatores tais como a globalização, o avanço tecnológico, o desenvolvimento das telecomunicações e a diminuição do tempo de processamento das informações, fazem com que o ambiente organizacional fique cada vez mais complexo, levando os administradores a reavaliarem constantemente o processo decisório. Deles, é exigida visão sistêmica e cautela nas tomadas de decisão. Deste modo, pode-se afirmar que o processo de tomada de decisão envolve riscos para os administradores.
O presente artigo mostra que o processo decisório nas organizações se converte na essência da habilidade gerencial, em que a responsabilidade do gestor é decidir a melhor alternativa para cada momento em que se encontra a organização, de modo a garantir os resultados esperados.
O presente trabalho tem por objetivo geral identificar, como se dá o processo de tomadas de decisão nas organizações.
O trabalho tem como objetivos específicos:
• Apontar a importância das tomadas de decisão para as organizações;
• Identificar como as escolhas dos gestores no processo decisório podem levar a organização a ganhos de resultados;
• Levantar como os sistemas de informações gerenciais podem auxiliar o processo de tomadas de decisão nas organizações.
Neste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica em que se objetiva conhecer conceitos e teorias, apresentando argumentos favoráveis ou não favoráveis ao tema em questão. Conforme Marconi e Lakatos (2001), a pesquisa bibliográfica tem por finalidade colocar o pesquisador com o que já foi anteriormente escrito sobre determinado tema, com o objetivo de permitir o reforço paralelo na análise de suas pesquisas ou manipulação de suas informações.
Assim sendo, a pesquisa bibliográfica foi bastante importante no estudo, pois a pesquisadora procurou buscar livros, revistas especializadas, bem como estudos voltados para o processo decisório nas organizações, de modo a fundamentar teoricamente a pesquisa.
Na primeira fase da pesquisa foi feito o seu planejamento, e, na fase seguinte foi efetuada a coleta e seleção dos dados, para depois proceder aos fichamentos, deste material, com o devido ordenamento dos dados. Posteriormente, foram efetuadas a análise e interpretação dos dados, em relação ao tema em questão.
2. O Processo Decisório
Constantemente, os administradores deparam-se com um determinado número de opções de decisão e, dentre estas, devem ser escolhidas aquelas que levem a organização a atingir seus resultados. Assim sendo, Mañas (2002) defende a tomada de decisão de forma consciente de um curso de ação, entre as alternativas disponíveis, na busca do resultado que se deseja alcançar.
De acordo com Stoner e Freeman (1995 apud JAMIL, 2006), o processo decisório envolve a identificação de um problema específico e a escolha de uma ação para resolvê-lo ou aproveitar uma oportunidade.
Da mesma maneira, Drucker (2001) defende a necessidade da atenção por parte do gestor em relação a sua percepção do que ocorre no mundo. Segundo o autor, este procedimento influenciará a forma como a organização poderá ser vista e será determinante para a tomada de decisão.
A tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), é a conversão das informações analisadas em ação. Os desafiosimpostos levam os administradores a buscar informações que espelhem fielmente a real situação das organizações, para que o processo decisório seja efetuado de forma eficaz, para alcançar os resultados pretendidos.
Neste sentido, entende-se que as decisões precisam ser tomadas de forma ágil e correta, pois o desempenho das organizações depende da qualidade de seu gerenciamento. Assim sendo, as tomadas de decisão decorrem da capacidade dos administradores em escolher a alternativa que melhor satisfaz às necessidades organizacionais, em função das circunstancias temporais para assegurar os resultados desejados.
A afirmação de Drucker (1966 apud JAMIL, 2006, p. 8) corrobora o supracitado: “O que define o gerente é justamente esperar-se dele, por virtude da formação e do conhecimento, que tomem decisões com significativo impacto sobre toda a organização, seu desempenho e resultados.”
Existem fatores que influenciam direta ou indiretamente no processo decisório. Um desses fatores é a incerteza, bem como a quantidade insuficiente de informações necessárias ao processo decisório. Andrade (2000) define risco como uma estimativa do grau de incerteza que se tem em relação à realização de resultados futuros almejados. Assim sendo, o risco sobrevém quando da incerteza de se prever os resultados.
O processo de tomada
...