Trabalho De Gestao De Pessoas
Artigos Científicos: Trabalho De Gestao De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: avpm • 11/3/2015 • 328 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
2- Qual é o contexto da Gestão de Pessoas?
Gestão de pessoas é um tema da maior importância. Primeiro, porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas. Segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir-lhes a visão e o propósito, a escolher estruturas e estratégias, a realizar esforços de marketing, a administrar recursos financeiros, a estabelecer metas de produção, a definir preços e tantas outras decisões e ações. Segundo Chiavenatto: As pessoas são agentes pró-ativas e empreendedoras. São as pessoas que gerem e fortalecem a inovação e que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam-se, supervisionam e dirigem o negócio da empresa.
3- Comente a compatibilização entre objetivos organizacionais e m individuais?
Unem a estratégia do negócio à gestão estratégica de seu capital intelectual, visto como recurso estratégico da organização. Espera-se que o desenvolvimento de competências possibilite que as práticas organizacionais sejam direcionadas para uma gestão mais efetiva e compatível à estratégia competitiva da empresa.
4- Pessoas como recursos ou como parceiros. O que isto significa?
Pessoas Como Recursos Ou Como Parceiros Da Organização. Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos.
Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento,organização, direção, e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para que eles obtenham o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade da organização.
Mas as pessoas podem ser visualizadas como parceiros das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações - a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. Desse modo, as pessoas constituem o capital intelectual da organização. As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.
...